Exposi??o traz arte inclusiva Visitantes v?o conhecer obras tat?is e conferir o trabalho art?stico
de crian?as de duas favelas de Belo Horizonte


Thiago Werneck
Colabora??o
28/03/2007

Uma arte inclusiva, inovadora e de sensibilidade. S?o estas as caracter?sticas que os juizforanos v?o encontrar ao visitar a "Exposi??o Tocar e Sentir", da artista-educadora Eni D'Carvalho (foto), que come?a nesta quinta-feira, dia 29 de mar?o em Juiz de Fora. Os visitantes v?o conhecer 53 obras tat?is da artista e ainda conferir o trabalho art?stico de crian?as de duas favelas de Belo Horizonte.

Mais que ver as obras, o p?blico vai poder sent?-las. Essa ? a inten??o da artista que espera que os visitantes busquem isto atrav?s do tato. "Todos s?o convidados a vendar os olhos para poderem brincar e tocar a pe?a. Isso mexe muito com o l?dico de cada um e todos tem uma rea??o diferente, que varia de acordo com seus sentimentos. Est? ? a ess?ncia da obra", explica Eni.

Para possibilitar a inclus?o da pessoa com defici?ncia, o trabalho tem estimula??o dos sentidos, atrav?s de planos tridimensionais, textos em braile e texturas diferenciadas. No ch?o, abaixo de cada quadro, lixas est?o afixadas para localiza??o das telas. "Trabalhamos com todos esses elementos e algumas obras ainda tem cheiro e emitem sons para mexer ainda mais com a imagina??o de cada um", destaca Eni.

Uma Com obras de cores vivas e diferenciadas por serem tat?is, Eni j? ? reconhecida em todo o mundo por seu trabalho. "Tenho quase 300 obras em Portugal. Na Europa eles se encantam com esta diversidade de cores e valorizam muito esse trabalho de inclus?o social. J? fiz uma exposi??o tamb?m nos Estados Unidos, em Orlando e fui muito bem recebida", conta.

Suas exposi?es j? passaram por Rio Grande do Sul, S?o Paulo e outras cidades de Minas. Para Eni ? uma grande emo??o trazer sua obra para JF. "Sou de Ub? e trazer essa exposi??o para Zona da Mata era um sonho. Passei minha juventude aqui", emociona-se. Este ? um projeto volunt?rio da artista, todo desenvolvido com recursos pr?prios e com incentivo de fam?lia e amigos.

Hoje, Eni ? uma pintora conceituada e premiada. Em 2001, ela recebeu a medalha da Solidariedade em BH; em 2002 a Medalha Ma??nica de Honra ao M?rito e nos Estados Unidos e na Europa j? recebeu o t?tulo de "Escultora do Escuro".

A artista
Uma Al?m de fazer suas obras de arte, Eni trabalha com crian?as de favelas de Belo Horizonte tentando aliar educa??o ? arte. "Acredito que este ? o ?nico caminho para melhorarmos esse pa?s. ? importante esse esp?rito de solidariedade. As telas e esse trabalho quebram paradigmas e ajudam a diminuir o preconceito", ressalta.

O sonho de Eni ? montar um ?nibus que percorra todo o pa?s levando as obras t?teis e com recursos multim?dias para os deficientes. "Meu projeto j? foi aprovado pelo governo com louvor. Mas por falta de recursos n?o foi colocado em pr?tica. Precisamos do apoio financeiro de alguma grande empresa", lamenta.

At? mesmo uma funda??o Eni j? pensou criar com seu marido, mas por falta de recursos isso ainda n?o foi poss?vel. "Tenho v?rios projetos, aos poucos vou colocando em pr?tica. Um dos que acho mais importantes ? que cada museu tivesse um espa?o reservado para expor obras acess?veis aos deficientes", comenta.


Uma Uma Uma

A exposi??o "Tocar e Sentir" est? aberta a visita??o at? 22 de abril, de segunda a sexta, de 9h ?s 21h, s?bados e domingos, de 10h ?s 16h, no CCBM, ? avenida Get?lio Vargas, 200. O p?blico vai conferir temas como ra?zes ind?genas, paz, sentimentos, sentidos e ecologia. O agendamento de visitas para escolas podem ser feitos pelo telefone (32) 3690-7051.