• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Quinta-feira, 11 de outubro de 2007, atualizada às 16h30

    Juiz de Fora supera meta nacional em doação de sangue


    Marinella Souza
    *Colaboração

    O Hemominas completa 20 anos de atuação em Juiz de Fora comemorando a média de 2,7% doações por ano contra 1,8% anuais do Brasil. Para a responsável pela captação de doadores, Ana Elisa Alvim, essa média é resultado de uma campanha bem estruturada durante todo o ano e de coletas externas realizadas pela instituição nas cidades vizinhas.

    O Hemominas começou a funcionar na cidade no dia 25 de setembro de 1987 e para comemorar a data foi preparada uma programação especial durante os meses de outubro e novembro. Outubro está sendo dedicado à capacitação profissional dos funcionários e novembro, o mês do doador, será a vez de incentivar e valorizar a doação.

    No próximo dia 30 de outubro, haverá uma solenidade pública de comemoração, que irá homenagear o primeiro doador de medula óssea, Alexandre Lima; o doador de sangue mais antigo da cidade, Luiz Carlos de Almeida(leia a matéria), bem como as crianças que participam do projeto "Doador do Futuro", que visa criar uma conscientização solidária nesses pequenos formadores de opinião.

    Ana Elisa avalia positivamente esses 20 anos de história do hemocentro em Juiz de Fora. Para ela, a meta só não é atingida porque "a causa é jovem. Até a década de 80 a doação era remunerada, o que acarretava um sangue não-seguro, aumentando a contaminação. A doação voluntária é um desafio, trata-se de uma cultura lenta."

    Para o mês do doador estão agendadas entrega de brindes aos doadores e uma premiação dos mesmos por tempo de doação. Neste período, há um aumento significativo da participação da comunidade, que se vê bastante envolvida com a causa. Ana Elisa ressalta a importância dessa atitude solidária. "O sangue não tem substituto artificial, é uma terapia que depende do outro, portanto, é importante que as pessoas se conscientizem disso e percam o medo de doar"

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF



    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.