Segunda-feira-feira, 19 de novembro de 2007, atualizada ?s 09h23

Regi?o Leste de Juiz de Fora tem o maior n?mero de den?ncias de explora??o sexual. Campanha quer conscientizar a popula??o


Renata Solano
*Colabora??o

Acontece, em Juiz de Fora, at? esta sexta-feira, dia 23 de novembro, a Semana de Enfrentamento ? explora??o de menores. Para intensificar a fiscaliza??o os setores sociais da Regi?o Leste, ONG?s, l?deres comunit?rios e cidad?os envolvidos na quest?o social estar?o engajados no tema.

A Semana de Enfrentamento vai ser marcada por distribui??o de panfletos com orienta?es sobre e explora??o sexual de crian?as e adolescentes. Durante estes dias, ser?o realizadas visitas ? popula??o da regi?o Leste da cidade, que segundo a assessoria da Associa??o Municipal de Apoio Comunit?rio (AMAC), ? uma das regi?es com maior ?ndice de den?ncias.

No entanto, segundo a coordenadora do Programa de Combate ? Explora??o Sexual de Crian?as e Adolescentes (Procesca), Rita Fajardo, o n?mero de casos ? pulverizado em todo o munic?pio, portanto, o combate est? sendo regionalizado a fim de dar mais for?a ao movimento. "J? foi realizada, desde 2006, a semana de enfrentamento ? rede de explora??o sexual nas regi?es sul e norte", completa.

A expectativa de Rita ? que os diversos parceiros participem de forma mais ativa do movimento. "Pretende-se que as pessoas envolvidas e engajadas no programa participem fazendo e conscientizando as pessoas pr?ximas sobre o assunto, desde fazendo a?es em seus bairros ou mesmo conversando com seus colegas de trabalho que utilizam da explora??o sexual das crian?as e dos adolescentes", explica.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF