Quinta-feira, 29 de novembro de 2007, atualizada ?s 18h11

Dia Mundial de Luta contra a Aids: em dez anos s?o 736 casos da doen?a em Juiz de Fora. Pesquisa coloca a cidade como a segunda com o maior n?mero de casos do Estado


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo dados da Secretaria de Estado da Sa?de, Juiz de Fora ? a segunda cidade, em Minas, com maior n?mero de pessoas contaminadas pelo v?rus da Aids. Desde o in?cio da epidemia, em 1982, o n?mero registrado ? de 2.079 casos. Em primeiro lugar est? Belo Horizonte e em terceiro a cidade de Uberl?ndia.

Em 2006, foram 1.257 homens testados em Juiz de Fora e 49 tiveram resultado positivo. Entre as mulheres o n?mero foi maior: 1.566 testadas e 51 positivas. Em 2007, mesmo com dados que contabilizam o n?mero de contaminados at? o m?s de outubro, a situa??o ? preocupante.

"Os dados ainda est?o muito elevados, pois faltam tr?s meses do ano para entrarem na soma final", explica o coordenador do Programa DST/Aids em Juiz de Fora, Marco Trajano. Nestes meses foram 752 homens testados e 24 positivos. Entre as mulheres, 753 fizeram o teste e o resultado de seis deles foi positivo.

Trajano diz que o fato de a cidade ser apontada como a segunda no Estado em casos de Aids, se deve ao fato de uma pol?tica ativa de testar a popula??o. "O nosso programa ? muito ativo e fazemos muitos testes na popula??o. Dessa maneira, quanto mais testes, mais resultados positivos", explica.

Campanha

"Neste ano, a campanha do Minist?rio da Sa?de traz o foco voltado para os jovens e assim tamb?m vamos fazer na cidade", diz Trajano. Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, O Programa DST/Aids, em parceria com algumas ONGs, vai distribuir material informativo, preservativos e fazer uma pesquisa com os jovens de idade entre 13 e 19 anos.

No question?rio, eles v?o responder perguntas relacionadas ? preven??o das doen?as sexualmente transmiss?veis, das formas de infec??o e sobre os exames de detec??o. "Vamos tabular essas informa?es e montar um projeto no ano que vem para atingir essa popula??o. Os casos est?o aumentando muito nessa faixa et?ria, principalmente entre meninas homossexuais", diz Trajano.

No ano passado, foram 303 adolescentes testados e em seis a doen?a foi constatada. Neste ano, at? outubro, foram dois casos confirmados de um total de 272 testes. A a??o para marcar o Dia de Luta contra a Aids vai acontecer a partir desta sexta-feira, 30 de novembro, ?s 12h, em frente ao Cine Theatro Central e se estende at? a pr?ximo s?bado, 1? de dezembro.