Quinta-feira, 20 de dezembro de 2007, atualizada ?s 16h13

Projeto de esportes e recrea??o para crian?as e adolescentes precisa de apoio para dar certo em Juiz de Fora


Thiago Werneck
Rep?rter

Juntar crian?as de comunidades de Juiz de Fora para praticar esportes e fazer atividades recreativas. Essa ? a id?ia do projeto social da atleta Viviany Anderson (conhe?a a atleta) para oferecer exerc?cio as crian?as e tamb?m revelar novos talentos.

Atualmente, h? um n?cleo do programa sendo desenvolvido em Matias Barbosa, que atende a 80 crian?as e 20 adultos. A falta de apoio torna invi?vel que os projetos como esse sejam abertos em Juiz de Fora. "J? procurei empres?rios para ajudar, mas s? consigo benef?cios para aqueles que se destacam e que tem futuro promissor no esporte", diz Viviany.

Os recursos servem para compra de material esportivo, transporte e para pagar professores. "Queria ter v?rios n?cleos em Juiz de Fora, mas um s? j? est? dif?cil. Esse ano mantive um com dinheiro do meu bolso, atendendo 30 crian?as, mas tive que dar f?rias para elas, porque n?o tinha como arcar com as despesas", conta Viviany.

O projeto
O projeto prioriza v?rias as atividades esportivas, com aulas sendo aplicadas duas vezes por semana. Uma vez por m?s as crian?as ainda fazem um passeio para disputar provas ou fazer alguma atividade cultural, como passeio ? museu e idas ao teatro.

Viviany destaca que essa ? uma forma diferente de trabalhar a educa??o f?sica. "Trabalhamos com queimada, futebol, v?lei, corrida. Fazemos sempre atividades recreativas e tamb?m culturais. Todos eles adoram o passeio. ? uma pena os empres?rios de Juiz de Fora n?o darem apoio", lamenta.

O projeto recebe crian?as e adolescentes de 10 a 18 anos e j? revelou alguns talentos como campe?es mineiros de corrida dos 1500 metros e tamb?m de lan?amento de dado. As crian?as que se destacam e mostram talento s?o encaminhadas por Viviany para treinamentos espec?ficos que buscam o alto rendimento.