Ter?a-feira, 29 de janeiro de 2008 atualizada ?s 10h20

Missa na Catedral Metropolitana abre Campanha da Fraternidade em Juiz de Fora na quarta-feira de Cinzas


Renata Solano
*Colabora??o

O tema da campanha da fraternidade vai ser "Fraternidade e Defesa da Vida" e o lema "Escolhe pois, a vida". A proposta da Confer?ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ? de conscientizar os cat?licos no Brasil a respeito da valoriza??o da vida como dom de Deus.

Na quarta-feira, dia 06 de fevereiro, a Arquidiocese de Juiz de Fora abre oficialmente a Campanha da Fraternidade de 2008 com uma missa na Catedral Metropolitana, ?s 19h. A missa vai ser presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Eurico dos Santos Veloso e abre um projeto de conscientiza??o que deve ser feito para al?m dos bancos da Igreja atrav?s de diversas atividades como simp?sios, discuss?es e reflex?es.

"O objetivo ? levar essa consci?ncia do direito ? vida para os bancos da escola e para as ruas da cidade, n?o podemos deixar que leis sejam elaboradas contra o princ?pio mais fundamental do homem que ? a vida, seja ela uterina, terminal ou mesmo a qualidade de vida do ser humano", defende o p?roco Luiz Carlos de Paula.




A Campanha da Fraternidade

A CF surgiu durante o Conc?lio Vaticano II. A primeira campanha realizada no Brasil aconteceu em 1964 com o tema "Igreja em Renova??o ? Lembre-se: voc? tamb?m ? Igreja".

Durante nove anos, a CF focou seus temas na renova??o interna da Igreja. A partir de 1973 passou a trabalhar temas com relev?ncia social, expondo seu ponto de vista e posi??o em rela??o a assuntos ligados ? realidade social da popula??o e ?s situa?es existenciais do povo brasileiro.

* Renata Solano ? estudante de Jornalismo da UFJF