• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Encontro reúne Governadores do Lions em Juiz de Fora Na ocasião, será lançado o livro do ex-diretor internacional, Áureo Rodrigues, sobre a relação do Lions com a imprensa, para divulgação das ações sociais

    Priscila Magalhães
    Repórter
    14/02/2008

    Juiz de Fora é sede, a partir desta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, até sábado, dia 16, da 2ª reunião do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC. A cidade vai receber representantes do Lions vindos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, que compõem os nove distritos do Distrito Múltiplo do Lions Clube (DMLC).

    O objetivo do encontro é trocar idéias e apresentar propostas de desenvolvimento sobre os trabalhos leonísticos. O Lions é a maior instituição filantrópica do mundo espalhada por vários cantos com o objetivo de desenvolver ações sociais e "servir", - esse é o lema -, aos mais necessitados.

    Juiz de Fora faz parte do Distrito LC-12 e é uma das cidades que possui o maior número de Lions Clubes do Distrito. Atualmente, existem aqui seis clubes (Centro, Manchester, Novo Horizonte, Redentor, Rosas e Glórias e Lions Clube Renascer) com 250 associados. "Cada um possui uma atividade específica e permanente, atendendo a grandes instituições, como a Associação dos Cegos. Além disso, há também as atividades esporádicas, como palestras e assistência a creches e asilos", comenta a vice-governadora do Distrito LC-12, Maria José da Conceição Silva.

    A Associação Internacional de Lions Clubes está presente em 200 países e, através de seus afiliados, serve à comunidade, atendendo as suas necessidades.

    Lançamento de livro
    foto de Áureo Na ocasião da segunda reunião dos Governadores, o ex-diretor internacional, Áureo Rodrigues (foto ao lado), vai contribuir com o lançamento de seu livro, "O Lions e a Imprensa". "O Lions precisa ser notícia", diz ele, que denomina o clube como sendo o melhor serviço secreto do mundo. "Ele faz e não conta à sociedade. Só quando contar é que a atuação do leonismo vai ser reconhecida", completa.

    O livro vai ajudar os clubes a se relacionarem com a imprensa, importante instrumento para a divulgação das ações, segundo ele. "Quando divulgamos uma obra através da imprensa, conseguimos a ajuda de voluntários. Eles ajudam naquela campanha e continuam colaborando, pois passam a confiar no nosso trabalho".

    Para o Clube, colaboração não é sinônimo de dinheiro. "Recebemos pedidos das mais variadas formas e a menor colaboração faz a diferença". Entre os pedidos estão os de cirurgia de catarata, cadeira de rodas, livros e vagas em escolas. "Quem tem sobrando, deve ajudar", afirma.

    Segundo Áureo, fazer parte do Lions é gratificante. "O trabalho não é difícil e nem cansativo. Ele satisfaz o ego por ter servido aos outros, gratuitamente", conta. O que move a instituição, há mais de 50 anos no Brasil e há quase cem no mundo, é o companheirismo. "São 1.800 clubes no Brasil e 34 mil sócios, que trabalham em prol da comunidade. Quando precisamos de uma ajuda maior, recorremos à entidade central", explica.

    Mais colaboradores
    Dessa forma, para conseguir mais colaboradores, Áureo diz ser importante que o Lions procure a imprensa de forma correta. "Sou associado há 55 anos e digo que o Clube não sabe o que é comunicação. é por isso que não há repercussão sobre nossa trabalho", confessa ele.

    Desde que entrou para o clube, Áureo percebeu muitas mudanças no sistema social brasileiro, por isso, a importância das Organizações Não-Governamentais, mais conhecidas como ONGs, tem crescido nos últimos anos. "As sociedades sem fins lucrativos existem para servir a comunidade. Como houve um agravamento da situação brasileira nos últimos tempos, as entidades se tornaram muito importantes", diz.

    Ele aponta uma solução para os problemas sociais do país. "O grande problema do Brasil é a educação. Quando o governo resolver investir nisso, ele vai perceber também que pode pedir ajuda às ONGs", completa.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.