Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008, atualizada ?s 13h

Pessoas que moram nas ruas t?m oportunidade de aprender um of?cio



Marinella Souza
*Colabora??o

Os interessados em participar do Programa PlantA??o podem se inscrever de 25 de fevereiro a 07 de mar?o. O programa visa ensinar ?s pessoas com viv?ncia de rua tudo sobre planta??o, desde o plantio at? a colheita.

As inscri?es podem ser feitas de 08h ?s 21h, no N?cleo do Cidad?o de Rua (NCR), que fica ? rua Jos? Calil Ahouagi, 592. O curso destina-se aos cidad?os do sexo masculino acima dos 18 anos.

Os inscritos passar?o por uma entrevista entre os dias 10 e 14 de mar?o, que ser?o avaliados por t?cnicos do NCR para saber o n?vel de conhecimento sobre o assunto.

Segundo a chefe do departamento da pessoa adulta da AMAC, Alexandra Rossi, o curso visa reintegrar essas pessoas ? sociedade. "? um curso de capacita??o que visa qualificar esse p?blico para o mercado de trabalho, resgatando sua dignidade", diz.

Durante os cinco meses de dura??o do curso, os alunos receber?o uma bolsa no valor de R$ 150 mensais**, alimenta??o completa, uniforme, transporte e equipamento para as aulas.

Al?m disso, v?o estar amparados atrav?s de atividades de cidadania. "Queremos devolver a dignidade e a cidadania dessas pessoas, para resgat?-las dessa condi??o de rua. Ser?o ministradas, entre outras atividades, aulas de artesanato e alfabetiza??o", diz.

As aulas ser?o na Fazenda Santa Clara, no bairro Monte Castelo. Ao todo, 30 vagas estar?o ? disposi??o dos interessados em participar da segunda turma do Programa.

**Valor fornecido em fevereiro de 2008

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF