• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Sexta-feira, 25 de abril de 2008, atualizada às 18h

    Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica é comemorado em Juiz de Fora


    Daniele Gruppi
    Repórter

    Juiz de Fora vai comemorar o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, na data oficial: 27 de abril. Segundo a presidente da Associação das Empregadas Domésticas, Neuza Felipe da Silva, está sendo preparada uma reunião para celebrar a data no salão da Obra Social, no bairro Ipiranga, de 8h às 12h. "A data é importante para mostrar que as domésticas têm valor".

    Neuza Felipe afirma que uma das lutas das domésticas é em relação à carteira assinada. "Muitas patroas se recusam a assinar e como as domésticas precisam trabalhar para conseguir suprir suas necessidades, se sujeitam a trabalhar por baixas remunerações e sem carteira". Ela declara também que com o aumento do salário mínimo para R$ 415 fez com que muitas auxiliares do lar fossem dispensadas do seu trabalho.

    Para que as domésticas tenham conhecimento dos seus direitos quando forem demitidas, a Associação das Empregadas Domésticas oferece orientações jurídicas. "Só na semana passada cerca de dez mulheres foram nos procurar e considero alto este número". O atendimento às auxiliares do lar acontecem todas as terças e quintas-feiras, a partir de 16h, na Arquidiocese de Juiz de Fora (Rua Santos Dumont, 289).

    A Casa Doméstica Cidadã comemorou a data na última quinta-feira, dia 24, com atividades especiais para as alunas. As auxiliares do lar ganharam tratamentos de beleza, como hidratação, massagem capilar, escova, manicure e pedicures. Elas participaram também de um coquetel com apresentação do grupo Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva. A Casa oferece curso que aborda temas de utilidade doméstica para capacitar as domésticas para as atividades diárias de uma residência.

    Dados do IBGE

    Segundo dados do IBGE de 2006, o trabalho doméstico conta com 6,6 milhões de pessoas no Brasil. desse total, 93,2% são mulheres e 6,8% são homens. A atividade representa 16,7% do total da ocupação feminina no Brasil, ou seja, 6,2 milhões de mulheres. Entretanto, apenas 27,8% do total das trabalhadoras domésticas têm carteira assinada.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.