Ter?a-feira, 13 de maio de 2008, atualizada ?s 12h44

Nos 120 anos da aboli??o da escravatura, comunidade negra luta por direitos b?sicos, como educa??o, moradia e alimenta??o


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Para o Conselho Municipal de Valoriza??o da Popula??o Negra, o dia 13 de maio n?o ? mais o dia da aboli??o da escravatura, mas o Dia Nacional de Den?ncia Contra o Racismo. "Essa transforma??o aconteceu quando a aboli??o completou seu centen?rio, em 1988. Com isso, queremos chamar a aten??o que o racismo n?o ? um problema dos negros, mas de toda a sociedade", diz o presidente do Conselho, professor Fl?vio Carneiro.

Cento e vinte anos ap?s a aboli??o, a popula??o negra n?o tem acesso ? educa??o, moradia e emprego, segundo Carneiro. "Quando a Princesa assinou a Lei, ela esqueceu de dizer onde ir?amos morar, comer e estudar. Assim, a faveliza??o, no Brasil, teve in?cio em 14 de maio de 1888". Segundo ele, este ? o motivo pelo qual a maioria dos negros ? desempregado e analfabeto.

A compara??o que Carneiro faz ? com o fato de quatro milh?es de brancos terem entrado no pa?s e recebido casa, comida e emprego. "Enquanto isso, n?o receb?amos nada e passamos 120 anos sem nada", completa. Mas, segundo ele, o movimento negro ? forte e j? ? poss?vel perceber avan?os. "J? temos quatro ministros negros e a nossa contribui??o para a constru??o de Juiz de Fora j? est? sendo mostrada em exposi??o".

Uma das lutas mais importantes ? a favor da implanta??o do sistema de cotas no pa?s. Segundo ele, ? um bem necess?rio temporariamente, at? que as desigualdades entre negros e brancos diminuam. "? uma forma de tratar desigualmente os desiguais. ? uma solu??o at? um certo tempo, pois tamb?m queremos formar m?dicos, enfermeiros, professores e advogados".

Comemora?es

Para fazer uma reflex?o dos 120 anos da aboli??o, o conselho realiza nesta ter?a, 13 de maio, a partir de 14h, na Casa dos Conselhos ( rua Halfeld, 450) o projeto "Salve 13 de maio?".

Na programa??o est?o as palestras "120 anos de aboli??o" e "Barack Obama e n?s". "Vamos discutir sobre a possibilidade de os estados Unidos, maior pot?ncia, ser governada por um negro", acrescenta Carneiro.

Al?m das palestras, o conselho vai lan?ar o primeiro exemplar do informativo "A?es do Movimento Negro", e vai oferecer m?sica e performance de dan?a afro com o Grupo Raiz da Liberdade.