Quinta-feira, 29 de maio de 2008, atualizada ?s 16h40

Evento aborda atualidade e hist?ria da ?frica. Em Juiz de Fora, existem 46 estudantes africanos



Daniele Gruppi
Rep?rter

Juiz de Fora vai sediar o evento "?frica: um olhar diferente", que acontece nesta quinta e sexta-feira, dia 29 e 30 de maio. Segundo um dos organizadores, Ramiro Ant?nio Hedo, o objetivo ? esclarecer ao p?blico sobre a atual realidade s?cio-pol?tica e econ?mica do pa?s, al?m de comemorar do Dia da ?frica.

O Dia da ?frica ou da Liberta??o da ?frica ? comemorado no dia 25 de maio, data institu?da pela Organiza??o das Na?es Unidas (ONU), desde 1972, quando o pa?s foi emancipado.

Nesta quinta, 30 de maio, ?s 18h, a palestra acontece na Universidade Federal de Juiz de Fora. Na sexta-feira, o debate come?a ?s 20h, no Granbery e vai contar com a participa??o do presidente da Associa??o de Refugiados Africanos no Brasil (ARAB), Fernando Ngury.

Para os interessados, o evento ? aberto ao p?blico. Hedo afirma que exitem 46 africanos estudando na cidade e que ser? promovida uma Festa Africana tamb?m para celebrar o Dia da ?frica. "H? dez anos promovemos a festa, que tem grande repercuss?o". Na data agendada, 14 de junho, o p?blico vai conferir amostras de dan?a, cultura, comida e m?sicas t?picas do pa?s.