Sexta-feira, 06 de junho de 2008, atualizada, dia 19 de agosto às 11h52

Cirurgia de mudança de sexo pode ser feita pelo SUS. Movimento Gay de Mimas (MGM) apóia a medida



Daniele Gruppi
Repórter

A Portaria n.º 1.707 do Ministério da Saúde, publicada na edição desta terça-feira, dia 19 de agosto, do Diário Oficial da União, prevê a realização do processo transexualizador nos hospitais públicos dos estados. Agora, a cirurgia para mudança de sexo fará parte da lista de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Movimento Gay de Minas (MGM), em Juiz de Fora, apóia a iniciativa.

Segundo o presidente do MGM e da ABRAGAY Oswaldo Braga, trata-se de uma reivindicação antiga das transexuais. "Elas entendem que é preciso fazer as modificações no corpo para ter a saúde plena". Para Oswaldo, outros anúncios feitos na 1ª Conferência GLBT também são importantes, como a proposta de saúde integral para a comunidade GLBT e o plano de enfrentamento da AIDS para gays e travesti.

O objetivo do evento, realizado no mês de junho, foi propor políticas públicas e a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de GLBT. Pretende-se também avaliar e propor estratégias para fortalecer o Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual - Brasil sem Homofobia.