Ter?a-feira, 17 de junho de 2008, atualizada, ?s 18h40

Pol?cia Civil desvenda desaparecimento de adolescente em Juiz de Fora



*Da Reda??o

O Instituto de Criminal?stica da Pol?cia Civil em Belo Horizonte concluiu nesta ter?a-feira, dia 17 de junho, o exame de DNA que identifica uma ossada encontrada em Juiz de Fora, no ?ltimo m?s de abril, como sendo da estudante L?dia Ferreira da Silva, de 17 anos, desaparecida desde outubro de 2007.

O namorado da v?tima, um estudante de 17 anos, foi apreendido pela equipe de agentes da Delegacia Adjunta de Capturas como principal suspeito do crime e encontra-se acautelado no Centro de Interna??o do Adolescente da cidade.

Para o delegado Rog?rio Couto de Magalh?es Woyame, que coordenou as investiga?es, as informa?es levantadas pela equipe de agentes da Delegacia de Capturas foram imprescind?veis na elucida??o do suposto desaparecimento. "A equipe realizou um excelente trabalho e com isso conseguimos a identifica??o do suspeito, a materialidade do homic?dio e o acautelamento do menor", explica Rog?rio.

Um mandado de busca e apreens?o foi expedido pela Vara da Inf?ncia e Juventude, no dia 28 de maio, com base nos ind?cios levantados pela Pol?cia Civil. "Todas as provas indicam que L?dia foi morta dentro do apartamento de seu namorado e, posteriormente, o menor a teria carregado at? um matagal pr?ximo, onde foram encontrados os restos mortais da adolescente", conclui o delegado.

As investiga?es
L?dia Ferreira da Silva, que residia num condom?nio no bairro Vivendas da Serra, em Juiz de Fora, saiu de casa na manh? de 1? de outubro de 2007 para ir ? escola e desapareceu.

No mesmo m?s foi instaurado um inqu?rito policial pelo delegado Denar Luiz Ribeiro para investigar a possibilidade de ter ocorrido algum crime.

V?rias testemunhas foram ouvidas e relataram que a menor teria sido vista pela ?ltima vez entrando no apartamento do namorado, que residia no mesmo condom?nio.

Na manh? do mesmo dia, o suspeito teria sido visto saindo sozinho de sua resid?ncia transportando algo envolto num cobertor dentro de um carrinho de m?o, enquanto trazia a mochila de L?dia nas costas, e seguiu em dire??o a uma mata pr?xima ao condom?nio.

V?rias buscas foram realizadas na mata mencionada pelas testemunhas, mas o corpo da adolescente n?o foi localizado. O namorado de L?dia foi intimado duas vezes e apresentou ? pol?cia vers?es contradit?rias para negar o seu envolvimento no desaparecimento, afirmando que carregava apenas pe?as de bicicleta, o que n?o ficou comprovado.

No dia 09 de abril deste ano, um rapaz caminhava numa propriedade pr?xima ? mata citada nas oitivas e encontrou uma ossada. A Pol?cia Civil solicitou ao Setor de Antropologia, do Instituto M?dico Legal da capital, um exame de compara??o de arcada dent?ria com base em radiografias da v?tima fornecidas pelos familiares, por?m, o laudo foi inconclusivo. Foi pedido o exame de DNA, que provou a suspeita de homic?dio com a confirma??o de que a ossada pertencia ? adolescente desaparecida.

*Informa?es enviadas pela assessoria de comunica??o da Pol?cia Civil de Minas Gerais