Ter?a-feira, 26 de agosto de 2008, atualizada ?s 11h30

De vinte animais, cinco filhotes foram adotados em feira para c?es



Marinella Souza
*Colabora??o

A ONG Animal e Natureza promoveu uma feira de ado??o de c?es, no s?bado, 23 de agosto, com o objetivo de incentivar a posse respons?vel. Ao todo foram disponibilizados 20 animais castrados, vermifugados e vacinados, sendo 15 adultos e cinco filhotes.

Os filhotes foram todos adotados, mas outras ado?es tiveram que ser vetadas porque, segundo a presidente da institui??o, El?dia Monteiro Arruda, n?o havia condi?es adequadas para que o animal se mantivesse naquele local. "Existem alguns crit?rios de avalia??o para evitar que o animal fuja e volte para a rua", explica.

El?dia sabe do menor interesse na ado??o os animais adultos, mas acredita que ainda h? pessoas interessadas, o problema ? que nem sempre essa ado??o ? poss?vel por uma quest?o de adequa??o ao espa?o dispon?vel.

"Os filhotes saem com mais facilidade porque as pessoas preferem os animais menores para poder colocar do jeito delas, mas tem quem goste muito de animais e queira um adulto. Aconteceu um caso desses agora: uma mulher quis uma cadela adulta, mas n?o teve como mant?-la em casa e devolveu".

Ainda n?o existe previs?o de uma nova feira, mas El?dia garante que sempre s?o realizadas feiras desse tipo. A presidente ressalta que, mesmo sem a feira, os interessados podem procurar a ONG para realizar a ado??o desde que seja maior de 18 anos, apresente carteira de identidade e comprovante de resid?ncia. O telefone para contato ? (32) 3061-0818, das 12h ?s 17h.

A inten??o da ONG ?, segundo o diretor-t?cnico da entidade, Paulo Rodrigues Medeiros "ajudar as pessoas que sensibilizadas acabam recolhendo animais nas ruas. Ap?s encerrada a feira cada pessoa que levar animais para ado??o e estes n?o forem doados, dever? retornar com eles pois n?o temos onde aloj?-los".

O diretor-t?cnico acrescenta, ainda, que o projeto da ONG ? "esterilizar animais de popula??o carente, que ? fonte principal de abandonos nas ruas e dispor de orienta?es sobre posse respons?vel. Estamos tamb?m esterilizando cadelas de rua que encontram-se no CIO, na medida do poss?vel conforme os recursos da entidade, e solicitamos que caso alguem localize um animal neste estado e queira ajudar entre em contato conosco".

O pr?ximo evento, ainda sem data marcada, vai ser um almo?o vegetariano. O objetivo desse almo?o ? "angariar fundos para ONG e promover um encontro social entre os associados, seguindo a filosofia da institui??o, que ? a defesa de animais", diz Paulo.

Quem estiver interessado em levar os animais para as feiras deve lembrar que o animal precisa estar vacinado, vermifugado e esterilizado para que possa ser oferecido para a ado??o.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF