Quarta-feira, 10 de dezembro de 2008, atualizada ?s 15h21

Declara??o Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos



Guilherme Ar?as
Rep?rter

Criada pela Organiza??o das Na?es Unidas (ONU) em 1948, a Declara??o Universal dos Direitos Humanos, composta de 30 artigos em defesa dos direitos do homem, comemora nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, os seus 60 anos.

A Declara??o foi escrita para nortear os princ?pios de acesso ? liberdade de express?o, de pensamento, a luta pela igualdade e o respeito aos cidad?os.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Juiz de Fora (OAB-JF), Wagner Parrot, a Declara??o representa uma evolu??o ineg?vel para o cumprimento dos direitos humanos em todo o mundo. "A Declara??o serviu de diretriz para todas as sociedades democr?ticas modernas. Talvez este seja o maior legado do documento", avalia.

O advogado lembra que a constitui??o brasileira adotou, integralmente, a Declara??o em seu texto. " Ela t?m como um de seus fundamentos principais a dignidade da pessoa humana". Parrot defende, ainda, que a Declara??o ? a base de uma s?rie de outros documentos que garantem os direitos humanos no Brasil, como o Estatuto da Crian?a e do Adolescente, o Estatuto do Idoso, o C?digo de Defesa do Consumidor e a Lei Maria da Penha.

Apesar disso, o presidente da OAB concorda que ainda h? um caminho muito longo para que a Declara??o seja integralmente cumprida. "A sociedade ? feita de homens, apesar de sempre buscar a perfei??o. Ainda temos muitos problemas de impunidade, corrup??o e cadeiras superlotadas", ressalva.

A Declara??o Universal dos Direitos Humanos ? considerada o documento mais traduzido no mundo, tendo vers?es em ?rabe, chin?s, ingl?s, franc?s, russo e espanhol - l?nguas faladas por bilh?es de pessoas - at? o pipil, falado por cerca de 50 pessoas em El Salvador e Honduras.