• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Sexcta-feira, 17 de abril de 2009, atualizada às 19h

    Juiz de Fora se prepara para apresentar o Plano de Ações 2009 ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome


    Daniele Gruppi
    Repórter

    Juiz de Fora vai apresentar ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o Plano de Ações 2009, contendo as metas de investimentos e atendimentos na área socioassistencial. O documento é condição prévia para que recursos federais sejam repassados para execução de serviços e programas socioassistenciais na cidade. A previsão de ações demanda um investimento de cerca de R$ 7 milhões para este ano.

    A secretária de Assistência Social, Silvana Rosa Barbosa, destaca as principais ações que constam no Plano, como o co-financiamento das atividades de proteção social especial, através da Rede Sistema Único de Assistência Social de Juiz de Fora (SUAS/JF) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), bem como ações de proteção básica, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e as ações de Atendimento Socioeducativo que compõem a Rede SUAS, dentre outros.

    Ela afirma que ainda neste primeiro semestre será implantado mais um CRAS, totalizando dez na cidade. Ela comemora a implantação do SUAS e dos Programas ProJovem Urbano e o Poupança Jovem. "Estamos no caminho certo", avalia

    Para avaliar quais os bairros cujos problemas são prioritários, a Secretaria pretende seguir as indicações do Mapa de Exclusão Social, lançado em fevereiro. Segundo o relatório, doze bairros da cidade, além da Zona Rural, apresentam grande incidência de exclusão social, dentre eles, Benfica, Dom Bosco, Vila Olavo Costa e Furtado de Menezes (Veja no mapa).

    Plano de Ações 2009

    O MDS prorrogou, devido a problemas operacionais, o prazo para que gestores municipais e do Distrito Federal de Assistência Social enviem o Plano de Ação 2009. Mais de 5,4 mil municípios brasileiros, ou seja, 98%, devem encaminhar anualmente o Plano de Ação. O novo prazo ainda não foi divulgado.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.