Sexcta-feira, 17 de abril de 2009, atualizada ?s 19h

Juiz de Fora se prepara para apresentar o Plano de A?es 2009 ao Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome


Daniele Gruppi
Rep?rter

Juiz de Fora vai apresentar ao Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome (MDS) o Plano de A?es 2009, contendo as metas de investimentos e atendimentos na ?rea socioassistencial. O documento ? condi??o pr?via para que recursos federais sejam repassados para execu??o de servi?os e programas socioassistenciais na cidade. A previs?o de a?es demanda um investimento de cerca de R$ 7 milh?es para este ano.

A secret?ria de Assist?ncia Social, Silvana Rosa Barbosa, destaca as principais a?es que constam no Plano, como o co-financiamento das atividades de prote??o social especial, atrav?s da Rede Sistema ?nico de Assist?ncia Social de Juiz de Fora (SUAS/JF) e do Centro de Refer?ncia Especializado de Assist?ncia Social (CREAS), bem como a?es de prote??o b?sica, como Centro de Refer?ncia de Assist?ncia Social (CRAS), e as a?es de Atendimento Socioeducativo que comp?em a Rede SUAS, dentre outros.

Ela afirma que ainda neste primeiro semestre ser? implantado mais um CRAS, totalizando dez na cidade. Ela comemora a implanta??o do SUAS e dos Programas ProJovem Urbano e o Poupan?a Jovem. "Estamos no caminho certo", avalia

Para avaliar quais os bairros cujos problemas s?o priorit?rios, a Secretaria pretende seguir as indica?es do Mapa de Exclus?o Social, lan?ado em fevereiro. Segundo o relat?rio, doze bairros da cidade, al?m da Zona Rural, apresentam grande incid?ncia de exclus?o social, dentre eles, Benfica, Dom Bosco, Vila Olavo Costa e Furtado de Menezes (Veja no mapa).

Plano de A?es 2009

O MDS prorrogou, devido a problemas operacionais, o prazo para que gestores municipais e do Distrito Federal de Assist?ncia Social enviem o Plano de A??o 2009. Mais de 5,4 mil munic?pios brasileiros, ou seja, 98%, devem encaminhar anualmente o Plano de A??o. O novo prazo ainda n?o foi divulgado.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes