• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos
    Quarta-feira, 30 de setembro de 2009, atualizada às 18h53

    Mostra Braille visa promover a inclusão de deficientes visuais

    Aline Furtado
    Repórter

    "Fazer com que as pessoas entendam que os cegos têm limitações, mas não são incapazes." É desta forma que a gerente de marketing da Associação dos Cegos, Gisele Bonsanto, define o objetivo da IV Mostra Braille, que tem início no próximo dia 5 de outubro e prossegue até o dia 10. A mostra, que faz parte das atividades dos 70 anos da Associação dos Cegos, será realizada a partir de uma parceria entre a Associação e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com a coordenação da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

    Fazem parte da programação (ver quadro) exposição de livros e materiais usados na escrita braille, mini-cursos, lançamento de livro, curso de artesanato para portadores de deficiência visual, mostra de publicações em braille, além de palestras sobre prevenção à cegueira, apresentações musicais e jogo amistoso de futebol com atletas cegos.

    Segundo o coordenador da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, Vanderlei Tomaz, os visitantes poderão conhecer instrumentos como reglete e punção, utilizados na escrita; sorobã (calculadora); sela, usado na aprendizagem do alfabeto; máquina Perkins e impressora, para produção de textos; além de dominó e baralho adaptados. A mostra exibirá, ainda, medalhas e troféus recebidos por atletas da Associação dos Cegos.

    Durante a IV Mostra Braille estará exposto parte do acervo do setor Louis Braille, que conta com 190 títulos em CD, 180 títulos em fitas K7 e 480 livros impressos em braille. Tomaz diz que a expectativa é positiva. "Esperamos que o sucesso das edições anteriores seja verificado no evento. Pretendemos solidificar a inclusão dos deficientes visuais por meio da arte e da educação."

    Doação

    A Biblioteca Municipal Murilo Mendes recebeu, na última semana, publicações em braille de obras editadas pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal. Os livros já estão disponíveis para consulta e empréstimo no Setor Louis Braille da Biblioteca Municipal.

    Entre as publicações recebidas estão leis, documentos, informativos e obras literárias clássicas e atuais, como Harry Potter e as Relíquias da Morte (J.K. Rowling), Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato), Relíquias da Casa Velha (Machado de Assis). Todo o acervo poderá ser conferido durante a IV Mostra Braille.

    Programação

     

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.