Hemocentro lança ação de Natal para equilibrar estoque Período de fim de ano registra queda de 50% no comparecimento de doadores. Meta da campanha é manter a média de 150 doadores por dia
Repórter
16/12/2009
O Hemocentro de Juiz de Fora realiza até a próxima sexta-feira, dia 18 de dezembro, a campanha Neste Natal acenda o brilho de sua estrela com um gesto de solidariedade. Doe sangue. O objetivo é manter o estoque de sangue equilibrado no fim de ano, quando a queda de doadores chega a 50%.
Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, haverá um centro de coleta de sangue no Hospital Universitário (HU), na unidade Santa Catarina. As coletas serão realizadas das 8h às 17h. A expectativa é de receber cerca de 120 doadores.
Segundo a responsável pelo setor de captação de doadores do Hemocentro, Ana Eliza Alvim, a diminuição no comparecimento de doadores ocorre a partir da segunda semana de dezembro. "Nesta época, as pessoas já estão mais envolvidas com festas, com compras e com viagens. Quem trabalha em certos setores, como comércio e fábricas, tem dificuldade para se ausentar do serviço e fazer a doação de sangue, porque é uma época mais intensa de trabalho".
Ana Eliza ressalta que neste período do ano as pessoas viajam mais e há um histórico de aumento no número de acidentes de trânsito nas estradas, o que faz com que os hospitais precisem de mais sangue para transfusões. Para Ana Eliza, o comparecimento do doador é fundamental para evitar que haja queda no estoque do Hemocentro. "Além da preparação para o Natal, a gente apela para que as pessoas reservem um tempinho nesse cronograma apertado de fim de ano para fazer uma boa ação."
O Hemocentro de Juiz de Fora distribui mais de cem bolsas de sangue todos os dias para 58 hospitais, em 30 cidades da região. Para manter o atendimento é necessário que 150 doadores compareçam ao Hemocentro por dia. Segundo Ana Eliza, pelo número de bolsas liberadas e pelo número de leitos atendidos, acontece, em média, a cada 15 minutos uma transfusão de sangue na região.
Como ser um doador
O ato solidário pode ser feito na hora do comparecimento ou agendado por telefone. Antes da doação, o candidato passa por triagem clínica e só doa sangue quem estiver em boas condições de saúde. Caso a doação seja feita pela manhã, o doador precisa estar bem alimentado. Se for à tarde, deve esperar três horas após o almoço . O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres. Para doadores com idade entre 60 e 65 anos, o intervalo é de seis meses. É preciso apresentar documento de identidade oficial, com foto.
Para fazer a doação, o candidato precisa:
- Ter entre 18 e 65 anos de idade;
- Estar com boa saúde;
- Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter dormido bem na noite anterior à doação;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não estar gripado ou resfriado, com febre ou diarreia;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ser usuário de drogas;
- Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
- Não estar grávida ou em período de amamentação (é necessário aguardar três meses após parto normal e seis meses após cesárea);
- Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses;
- Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.
- Não estar em jejum.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!