• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos
    Terça-feira, 5 de janeiro de 2010, atualizada às 13h

    Cirurgias eletivas foram liberadas pelo Hemocentro. Porém, período de férias indica baixa nos bancos de sangue

    Pablo Cordeiro
    *Colaboração

    A partir desta terça-feira, 5 de janeiro, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora liberou as cirurgias eletivas (baixo grau de urgência) nos hospitais públicos e particulares da região. A medida foi tomada já que os níveis de sangue do banco da captação estão estáveis. No mês de dezembro, as cirurgias foram canceladas devido à baixa captação, tendo prioridade apenas os procedimentos emergenciais.

    "Com as tragédias, as pessoas ficam sensibilizadas e a solidariedade aflora. Os níveis de sangue do banco estão dentro do desejado. Todos os tipos de sangue são importantes, pois o Hemocentro trabalha em rede com outras fundações Atualmente, os tipos sanguíneos abaixo da média são o O positivo e negativo", explica um dos membros da equipe de captação de doadores de sangue e medula óssea, Rosani Martins.

    No entanto, tradicionalmente, o período de férias representa uma ameaça aos estoques de sangue. Com o alto número de pessoas que viajam, os níveis costumam ficar abaixo do esperado. Rosani destaca que, neste período, o número de doadores que comparecem diariamente ao Hemocentro é de 90 a 100 pessoas, taxa abaixo da média ideal de 120 doadores para manter o banco seguro. "Por dia, 100 a 120 bolsas de sangue são enviadas para os hospitais. O número de pessoas que comparecem para as doações gira em torno de 150, mas nem todas podem doar. Como os níveis de férias são baixos, é preciso um maior comprometimento e espírito solidário", ressalta. Além de Juiz de Fora, o Hemocentro atende a 58 hospitais em 30 cidades da região. 

    Campanha de férias

    O Hemominas realiza até o dia 30 de janeiro a campanha de férias com o objetivo de captar um número suficiente de doadores para suprir as necessidades diárias do banco de sangue. Com o slogan Não perca o ponto, passe no Hemominas, doe sangue, o Hemocentro irá realizar nesta terça-feira, 5, a distribuição de panfletos na rua rua Morais e Castro, 300, Alto dos Passos. Nos próximos dias, cartazes da campanha serão afixados dentro dos transportes coletivos públicos.

    Condições

    Para doar sangue, é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ter tido hepatite após os dez anos e estar bem de saúde. Não é preciso estar em jejum. Caso a pessoa tenha almoçado, é necessário aguardar três horas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. É indispensável a apresentação de documento oficial e original de identidade, com foto. A doação demora em média 40 minutos.

    O Hemocentro Regional de Juiz de Fora fica na rua Barão de Cataguases, s/n, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 11h30.

    *Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.