Quarta-feira, 24 de março de 2010, atualizada às 19h20

Atividades do MGM serão retomadas no dia 17 de abril

Aline Furtado
Repórter

A sede do Movimento Gay de Minas (MGM) será reaberta para atendimento ao público no dia 17 de abril. As atividades ficaram suspensas por mais de um ano devido a problemas financeiros.

De acordo com o presidente do MGM, Marco Trajano, as expectativas para a reabertura são as melhores. "O ano de 2009 foi marcado por reestruturações internas e externas. Embora o atendimento interno tenha continuado, o externo foi suspenso, o que gerou uma expectativa grande por parte das pessoas. Mas reabriremos oferecendo qualidade em nossos serviços."

A novidade é a implantação do Instituto MGM de Pesquisas, espaço criado para coleta de dados e geração de informações que possam subsidiar ações e referendar a garantia dos direitos dos homossexuais. Por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), serão oferecidas capacitações sobre diversidade no ambiente escolar a professores e estudantes de licenciaturas.

Segundo Trajano, o espaço físico da sede, na rua São Sebastião, passou por ampliação. Além disso, as reuniões ordinárias voltam ser realizadas. "No Ponto de Cultura, temos a intenção de oferecer oficinas de coral e de DJ, além da inclusão digital, dança e teatro, que já são oferecidas."

Ainda com referência às atividades a serem retomadas estão as ações na área de comunicação social, a nova estrutura do portal da instituição e a volta da revista do MGM, assim como o trabalho de assessoria de imprensa. A partir do mês de maio, os serviços de assistência social, jurídica e psicológica para vítimas de homofobia, bem como o registro de uniões estáveis, voltam a ser oferecidos.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes