Quinta-feira, 25 de março de 2010, atualizada às 18h44

Cem homens são chamados a desenvolver ações contra a violência à mulher

Clecius Campos
Repórter

Cem homens foram chamados a desenvolver ações contra a violência à mulher, no ano em que o Dia Internacional da Mulher comemora cem anos. Os convocados a participar da campanha Homens comprometidos contra a violência à mulher são empresários, trabalhadores, líderes sindicais, representantes de movimentos sociais, figuras políticas e pessoas públicas da cidade.

"Cada instituição, entidade ou organização deverá desenvolver uma ação, segundo suas possibilidades e seus desejos. O objetivo é somar forças aos homens não agressores e mostrar a todos que eles são nossos aliados nessa luta", explica a secretária de Mulheres do PCdoB em Juiz de Fora, Cristina Castro. A campanha será realizada pelo partido até o dia 30 de abril. Porém, as instituições podem prosseguir com as ações pelo tempo que desejarem.

Segundo Cristina, o convite foi feito a homens devido à influência que têm sobre os agressores. "O agressor ouve melhor os conselhos de não praticar a violência quando são dados por outros homens. Quando uma mulher vai admoestar um agressor, a vítima acaba sofrendo a violência novamente." Outro motivo de convidar apenas homens é a tentativa de construir uma sociedade igualitária, justa e fraterna.

"Mulheres e homens se desenvolvem melhor e convivem melhor com apoio mútuo em todos os sentidos. Nossa luta não beneficia só as mulheres, já que a violência acaba afetando toda a família. Filhos de pais violentos apresentam alteração de comportamento na escola e as mães adoecem com mais facilidade, criando mais custos para o Estado. Todos nós seremos ajudados com a campanha", afirma.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes