Quarta-feira, 12 de maio de 2010, atualizada às 18h15

Juiz de Fora ganha Pastoral DST/Aids

Aline Furtado
Repórter

Foi anunciada, nesta quarta-feira, 12 de maio, a criação, em Juiz de Fora, da Pastoral DST/Aids. O núcleo, que vai funcionar na Paróquia Nossa Senhora da Glória, foi formado por meio de uma parceria entre a Igreja Católica, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e oito organizações não governamentais que trabalham com soropositivos. Segundo o coordenador do Programa Municipal DST/AIDS, Rodrigo Almeida, Juiz de Fora atende hoje a 107 municípios da região.

O objetivo da criação da Pastoral DST/Aids é viabilizar a realização de ações conjuntas de solidariedade e de atendimento aos portadores do vírus da Aids, além de contribuir para a redução do número de casos da doença e promover melhoria nas condições de vida dos infectados.

Em um primeiro momento, a expectativa é de que as pessoas sejam mobilizadas para o desenvolvimento do trabalho voluntário. No mês de junho, será realizada uma reunião entre as entidades envolvidas para que as ações sejam definidas. A previsão é de que as capacitações dos agentes tenham início em junho.

Serão linhas de ação que deverão incluir capacitação de agentes das pastorais pelos técnicos do Programa DST/Aids, controle social da doença, prevenção, assistência e caridade, além do combate ao preconceito e à discriminação. "A Igreja tem força no contato com as pessoas, isso pode facilitar o acolhimento e a mobilização", destaca o pároco da Igreja da Glória, Flávio Leonardo Santos Campos. Agentes da igreja deverão encaminhar os usuários do SUS para o trabalho de prevenção e diagnóstico da Aids, o que poderá ser feito junto à PJF ou às instituições não governamentais.

De acordo com o coordenador da Pastoral da Aids Leste, que abrange os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, Antônio Carlos de Souza Pires, o Brasil foi precursor na criação da Pastoral DST/Aids. "A primeira iniciativa no mundo foi aqui no Brasil, há 11 anos, quando havia apenas a Pastoral da Saúde, da qual faz parte a nova iniciativa. Pretendemos conseguir chegar a lugares onde o Ministério da Saúde [MS] não consegue ir."

Ação

No próximo domingo, dia 16, são lembradas mundialmente as vítimas da Aids. Na data, a Igreja da Glória vai promover, a partir das 14h, uma vigília, além de palestras sobre a Aids. "Buscamos lembrar as pessoas que morreram vítimas da Aids, fortalecer quem trabalha na causa, além de promover os Direitos Humanos", afirma o pároco.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes