Sexta-feira, 25 de junho de 2010, atualizada às 18h40

Ações marcam o Dia Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência

Aline Furtado
Repórter

Em comemoração ao Dia Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência, celebrado neste sábado, 26 de junho, foi entregue, na manhã desta sexta-feira, dia 25, a moção de reconhecimento pelo trabalho das entidades que fundaram e mantém o Fórum de Direitos Humanos de Juiz de Fora.

Durante a solenidade, realizada na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), seis instituições foram agraciadas, entre elas, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), a Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz, a Pastoral Carcerária, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da CMJF e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para este sábado, 26, às 10h, está programada uma panfletagem no Calçadão da Halfeld. De acordo com o secretário do CDDH, Marcelo Frank, a intenção é despertar a atenção da população para a situação de violência à qual são expostas crianças, encarcerados, mulheres, homossexuais, idosos, pessoas com deficiência, entre outros. O ato marca também o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1997 e celebrado, atualmente, em todo o mundo.

"A tortura não está relacionada apenas a ambientes de guerra e carceragem. Temos a violência que acontece dentro de lares e precisamos nos preocupar com isto", destaca Frank, lembrando que a violência psicológica, como o abandono é tão danosa quanto à violência física.

Entre as entidades envolvidas nas ações estão o CDDH, a Comissão de Justiça e Paz, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Juiz de Fora e o Fórum Permanente em Defesa dos Direitos Humanos (Fórum DH/JF).