Segunda-feira, 22 de novembro de 2010, atualizada às 16h

Quase 200 doadores de sangue de JF e região serão homenageados durante Semana Nacional do Doador

Aline Furtado
Repórter

Com o intuito de comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado na próxima quinta-feira, 25 de novembro, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora está promovendo, até o próximo sábado, dia 27, a Semana do Doador de Sangue.

Durante as comemorações, a instituição vai homenagear 193 doadores durante uma diplomação. A entrega dos diplomas será feita de acordo com o número de doações realizadas. Aqueles que somam de 15 a 24 doações, 56 no total, receberão o diploma Bronze; entre 25 e 34 doações, o diploma é Prata, que será entregue a 98 doadores; entre 35 e 49 doações, o diploma é Ouro e será destinado a 28 pessoas; e, com 50 doações, serão contemplados três doadores com o diploma Diamante.

Além disso, oito pessoas receberão o diploma de Honra ao Mérito por terem ultrapassado as 50 doações. "O fato de termos três doadores recebendo o Diamante e mais oito o Honra ao Mérito é motivo de orgulho para nós. Torcemos para que o ato sirva de exemplo e incentivo para outras pessoas", ressalta a integrante da equipe de Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea, Rosani Martins.

Para um dos diplomados na categoria Diamante, o vendedor autônomo José Alonso Varela, o ato representa satisfação pessoal. "Comecei a doar sangue aos 18 anos de idade, quando estava no quartel. Lá se vão quase 40 anos. A sensação de dever cumprido é muito gratificante. Quem doa não gasta nada, não perde nada e ainda tem a oportunidade de ajudar a salvar vidas, independentemente de saber quem está sendo auxiliado."

Cada doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas, o que significa que as 50 doações efetuadas por Varela já beneficiaram aproximadamente 200 pessoas. "A importância dos doadores é imensa e esta é a razão do nosso reconhecimento. A realização da semana é também uma forma de despertar a atenção da população para a importância do ato", destaca Rosani. Entre as outras atividades programadas estão exposições, show de mágica e animação e lanche especial (confira abaixo).

Como doar

Quem tem interesse em doar sangue, deve entrar em contato com o Hemocentro pelo telefone (32) 3257-3114. É necessário estar em boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não ter doença de Chagas, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. É necessária a apresentação de um documento de identidade com foto.

Programação

De 22/11 (segunda-feira) a 27/11 (sábado)

  • Exposições com histórias e curiosidades sobre a doação de sangue/transfusão

De 23/11 (terça-feira) a 26/11 (sexta-feira)

  • Distribuição de lanche especial para doadores

24/11 (quarta-feira)

  • Apresentação do mágico Rafael Titonely, das 15h às 16h

25/11 (quinta-feira) 

  • Animação com os Doutores Maluquetes, de 9h às 10h30

26/11 (quarta-feira)

  • Apresentação do grupo Nova Visão, composto por alunos da Associação dos Cegos, às 14h30

Os textos são revisados por Thaísa Hosken