Segunda-feira, 24 de setembro de 2012, atualizada às 17h

Campanha de combate à artrose é tema central da terceira edição da Semana do Idoso

Nathália Carvalho
Repórter
Semana do Idoso

A terceira edição da Semana do Idoso, que ocorre entre os dias 24 e 29 de setembro, traz a campanha de combate à artrose, doença degenerativa das articulações que afeta mais frequentemente a terceira idade, como tema central das comemorações. O evento, organizado pelo Centro Mais Vida (CMV) Macrorregião Sudeste, é uma celebração ao Dia do Idoso, festejado no dia 1º de outubro, e faz parte do calendário do programa estadual, que funciona nas instalações da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), em Juiz de Fora.

Segundo a coordenadora do CMV, a neurologista Elaine Barbosa, o objetivo da semana é sensibilizar a sociedade a  respeito da importância da prevenção e cuidados com a doença. "Como tratamos diretamente com a terceira idade diariamente, entendemos a necessidade de aumentar a visibilidade e inclusão social dessa parcela da população", explica. Para ela, a proposta da semana está baseada em oferecer aos pacientes informações úteis como prevenção de quedas, mudanças de postura e alimentação saudável, para garantir uma melhor qualidade de vida.

Ela lembra, ainda, sobre os cuidados que a doença acarreta e o que é necessário para evitar a patologia. "A artrose causa dor e limitação funcional. Por exemplo, o simples ato de abrir ou fechar um vidro de azeitona pode ser uma função impossível de ser executada por quem tem artrose nas mãos." Segundo Elaine, os nódulos e deformidades nas articulações acabam provocando tal dependência, um complicador para a vida dos idosos. "O que mais queremos evitar é que eles percam a função motora, pois eles precisam ter autonomia e independência nessa fase", ressalta.

Semana do Idoso Semana do Idoso

Programação

A programação é voltada para os idosos com atendimento agendado no Centro Mais Vida. Acontecerão shows, teatro, oficina de artesanato e palestras sobre o tema. A abertura da semana ocorreu na manhã desta segunda-feira (fotos acima), 24, na sede da Acispes e contou com a presença do coral de idosos da Pousada Vida Feliz. Segundo Elaine, a expectativa é de receber cerca de 400 pessoas, incluindo acompanhantes, de segunda a sexta, e ainda outras 100 no sábado, 29.

A palestra sobre artrose com médico, fisioterapeuta e educador físico, que acontece no sábado, será aberta ao público em geral. O movimento Mexa-se contra a Artrose já percorreu diversas capitais brasileiras e chega a Juiz de Fora com o objetivo de conscientizar sobre as melhores práticas de prevenção e cuidado contra essa enfermidade, que hoje afeta cerca de 10 milhões de brasileiros. "Muitos idosos têm a mania de tomar muitos medicamentos para retardar a dor causada pela doença. Precisamos educar para que eles busquem, na fisioterapia e no exercício físico, o verdadeiro remédio. O tratamento não está nos analgésicos, mas sim no aumento do tônus muscular, pela fragilidade da musculatura", afirma.

O Centro Mais Vida é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Governo de Minas, que oferece atendimento especializado e apoio psicossocial aos pacientes da terceira idade com saúde fragilizada. Segundo Elaine, desde dezembro, a unidade tem atendido cerca de 700 idosos por mês.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Campanha de combate ? artrose ? tema da Semana do Idoso em JF