Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013, atualizada às 16h15

Aposentados e pensionistas devem fazer recadastramento a partir de março


Da Redação
Idoso

Aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis da administração pública federal devem fazer  recadastramento a partir desta sexta-feira, 1º de março. No mês de aniversário, essas pessoas deverão comparecer a uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou do Banco de Brasília, em qualquer local do país, para fazer a chamada comprovação de vida. Nesses bancos, estão concentrados cerca de 90% do pagamento dos benefícios. Segundo o Ministério do Planejamento, o recadastramento anual vai abranger 710 mil beneficiários. Somente em março, o número deve ser de 58 mil pessoas.

O Ministério informa que o governo vai enviar carta para informar sobre a necessidade de fazer o recadastramento. Entretanto, mesmo quem não receber a carta de convocação deve ir a uma agência de um dos três bancos, no mês de aniversário. Já os aposentados, pensionistas e anistiados que fizeram aniversário em janeiro e fevereiro deste ano, vão aguardar 2014 para fazer o recadastramento. Os aposentados, pensionistas e anistiados devem apresentar um documento oficial de identificação (identidade ou carteira profissional) e o CPF.

De acordo com o Ministério, o prazo é o mês de aniversário e, vencido esse período, haverá mais uma chance nos 30 dias seguintes. Se mesmo assim não houver comparecimento, o benefício será suspenso até que a situação cadastral seja regularizada.

Visita técnica

As pessoas que não tiverem condições de ir a uma agência bancária precisam agendar uma visita técnica. Para isso, o próprio interessado ou qualquer pessoa deve solicitar a visita através da Central de Atendimento Alô Segep, no telefone 0800-978-2328, pelo e-mail recadastramento@planejamento.gov.br ou ainda na unidade de recursos humanos do órgão a que está vinculado.

ACESSA.com - Aposentados e pensionistas devem fazer recadastramento