Aniversário da Casa d?It?lia é comemorado com ?Semana do Cinema Italiano?

Por

Sábado, 7 de novembro de 2009, atualizada às 12h

Semana do Cinema Italiano marca as comemorações dos 70 anos da Casa d'Itália

Da Redação

Para comemorar os 70 anos da Casa d’Itália, a Fundação Ferreira Lage (Funalfa) promove a Semana do Cinema Italiano. A mostra começa nesta segunda-feira, dia 9 de novembro, e vai até o dia 13, com exceção do dia 12, quando não há exibição de filme.

As sessões ocorrem no Anfiteatro João Carriço e têm início às 20h. Antes dos filmes, serão exibidos cinejornais de João Carriço. A entrada é gratuita.

Programação:

  • Dia 09/11 - Umberto D

Direção: Vittorio De Sica. País/ano: Itália/1952.
Gênero: Drama.
Duração: 91 min./p&b.
Sinopse: Início dos anos 50. Enquanto a economia do país renasce, os idosos sofrem com as miseráveis pensões dadas pelo governo. Em Roma, Umberto Domenico Ferrari, um funcionário público aposentado, é despejado por não conseguir pagar o aluguel de seu quarto. Na companhia de seu único amigo, o cachorrinho Flik, Umberto vaga pelas ruas, buscando apenas um objetivo: viver com dignidade.

  • Dia 10/11 - Roma, cidade aberta

Direção: Roberto Rosselini. País/ano: Itália/1945.
Gênero: Drama.
Duração: 98 min./p&b.
Sinopse: Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelos nazistas. Ele planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Giorgio se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva do dono do imóvel, Pina (Anna Magnani), que está grávida. O fugitivo planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio vai para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.

  • Dia 11/11 - Sacco e Vanzetti

Direção: Giuliano Montaldo. País/ano: França e Itália/1971.
Gênero: Drama.
Duração: 119 min./p&b.
Sinopse: Boston, início dos anos 20. Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volonté) são dois imigrantes italianos, sendo o primeiro um sapateiro e o outro um peixeiro, que são detidos pela polícia. Ninguém negava que eram anarquistas, na verdade eles mesmos admitiam, pois acreditavam que era a única forma de o homem não ser explorado pelo homem. Porém era duvidoso que Sacco e Vanzetti fossem culpados de um assassinato, que aconteceu em 15 de abril de 1920. O julgamento deles deixou de ser algo baseado na justiça e sim na política, pois deviam ser condenados por serem estrangeiros e seguirem uma doutrina política que se opunha ao conservadorismo vigente nos Estados Unidos.

  • Dia 13/11 – O jardim dos Finzi-Contini

Direção: Vittorio De Sica. País/ano: Alemanha e Itália/1970.
Gênero: Drama.
Duração: 94 min./cor.
Sinopse: No final dos anos 1930, em Ferrara, na Itália, os Finzi-Contini são uma das importantes famílias da cidade. São aristocratas, ricos e judeus. Os filhos mais velhos, a bela Micol e o refinado Alberto, sempre reúnem os amigos para disputadas partidas de tênis, além de promover festas muito alegres. Giorgio é um dos amigos da família, apesar de ser um judeu de classe média. Ele está apaixonado por Micol, mas ela parece brincar com o rapaz. A moça chega a transar com um amigo de Giorgio enquanto ele assiste a tudo em silêncio. Mas eis que os italianos fascistas se aliam aos alemães nazistas, dando início à perseguição dos judeus. Os ricos Finzi-Contini irão abrir os portões de sua mansão para abrigar os amigos perseguidos.

 

Os textos são revisados por Madalena Fernandes