Maratona de provas do Vestibular da UFJF prossegue nesta teráa

Por

Maratona de provas do Vestibular da UFJF prossegue nesta terçaNesta segunda, o número de ausentes no vestibular chegou a 2.748. No Pism, foram 137 faltosos neste segundo dia, quando foram realizadas as provas discursivas

Aline Furtado
Repórter
20/12/2010

Um total de 12.280 candidatos iniciou, nesta segunda-feira, 20 de dezembro, a maratona de provas da segunda fase do Vestibular 2011 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além disso, 1.786 estudantes realizaram, também nesta segunda, o segundo dia de exames do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). As provas seguem para os dois grupos de candidatos até esta terça-feira, 21 de dezembro.

No terceiro dia de provas para os alunos do Pism e no segundo dia de provas para os candidatos ao Vestibular, serão realizados exames discursivos conforme as áreas de conhecimento. Estudantes das áreas de Economia e Administração e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas farão provas de Geografia e História. Candidatos a cursos nas áreas de Exatas e de Saúde responderão a questões de Física e Química. As provas começam a ser aplicadas às 14h.

Nesta segunda-feira, o percentual de ausentes no vestibular foi equivalente a 18,3% dos 15.028 inscritos, ou seja, 2.748 faltosos. No caso do Pism III, o índice de faltas referente aos 1.923 inscritos é de 7,1%, ou seja, 137 ausentes. Nesta segunda-feira, os candidatos fizeram provas discursivas, de acordo com a área do curso escolhido. Aqueles que optaram pelas áreas de conhecimento Economia e Administração e de Exatas fizeram provas de Língua Portuguesa e Matemática; da área de Humanas, Língua Portuguesa e Literaturas; e da área de Saúde, Língua Portuguesa e Biologia. A aplicação foi feita em 16 locais espalhados pela cidade.

Devido aos problemas relacionados ao trânsito na última semana, quando foram realizadas as provas dos módulos I e II do Psim, algumas medidas foram tomadas a fim de reduzir os congestionamentos, principalmente no entorno do campus. Entretanto, antes da aplicação da prova, foi registrado engarrafamento na avenida Independência, sentido campus.

"Podemos afirmar que houve maior fluidez no trânsito nesta segunda, diferentemente da semana passada. Com isso, não tivemos incidentes. As provas transcorreram de forma tranquila", afirma o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra.

Outro problema enfrentado pelos alunos no primeiro dia de exame foi encontrar táxis. "Falta pouco mais de meia hora para o início da prova, no campus da UFJF, e eu ainda estou aqui no Centro. Saí de casa cedo, mas não contava que a dificuldade seria tão grande", destacou o candidato Wesley de Almeida Machado.

Para a estudante Amanda Minateli, que veio do município de Três Rios (RJ) e disputa uma vaga no curso de Direito pelo vestibular, o primeiro dia de prova foi marcado pela facilidade. "Português estava mais fácil do que Literatura. Aliás, as questões de Literatura pouco abordaram os livros indicados, foram só três."

Para a candidata a uma vaga do curso de Engenharia Ambiental, Júlia Cortês, que faz provas discursivas de Português e Matemática, o dia também foi marcado pela tranquilidade. "Português foi mais interpretação de texto. Já na prova de Matemática, tive dificuldade apenas em uma questão, que abordou geometria espacial."

Atendimentos especiais

Entre os 22 atendimentos especiais realizados, 19 foram a candidatos ao vestibular e três a candidatos inscritos no Pism. Além disso, oito estudantes receberam atendimento médico, devido a dor de cabeça, cólica, entre outros tipos de mal-estar.

Apreensão e apoio

A mãe de uma candidata ao curso de Ciências Biológicas, Maria Inês de Faria, relata a experiência de ter um filho disputando uma vaga em uma instituição pública. "Se pudesse, entraria com ela. Mas, como não posso, me resta ficar aqui, aguardando e torcendo para que dê tudo certo."

Outra mãe de candidato, que concorre a uma vaga no curso de Farmácia e Bioquímica, Marília Gomes da Costa, ressalta a importância do apoio da família. "Fazemos questão de acompanhá-lo. Viemos de Paraíba do Sul (RJ). É bom que ele se sinta forte e ter a família por perto facilita tudo."

Pism III

Os estudantes que buscam uma vaga na UFJF por meio do módulo III do Pism realizaram, no último domingo, dia 19, provas objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Matemática, Biologia,
Física, Geografia, História e Química. Do total de 1.923 estudantes inscritos, 134 faltaram aos
exames aplicados no campus, único local de prova. O número corresponde a 6,9% do total. Do módulo III, 991 alunos ingressarão na universidade.

Na data, apenas um candidato precisou receber atendimento médico, por ter se sentido mal enquanto fazia a prova. Além disso, três estudantes receberam atendimento especial, um com deficiência auditiva, um em condição de saúde que necessita de acompanhamento, além de uma candidata, que fez o exame em casa, acompanhada de fiscal, pois está em recuperação de um parto recente.
Recursos

Os candidatos que discordarem das respostas previstas nos gabaritos do vestibular e do Pism III podem entrar com recurso, o qual deve ser apresentado pelo próprio candidato, por seu representante ou pela escola. Os recursos devem ser protocolados no dia 3 de janeiro de 2011, das 9h às 16h, na Central de Atendimento, localizada no campus da UFJF.

Para os candidatos que não residem em Juiz de Fora, os recursos deverão ser enviados pelo fax (32) 2102-3755 ou (32) 2102-3979. É necessário confirmar, com a instituição, o recebimento do fax e a legibilidade, pelos telefones (32) 2102-3738 ou (32) 2102-3978.

Resultados

As notas da segunda etapa do Vestibular e do módulo III do Pism serão divulgadas no dia 21 de fevereiro, às 11h. Antes disso, no dia 17 de janeiro, serão liberadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que compõem a primeira fase do vestibular e do módulo III. O resultado final está previsto para o dia 25 de fevereiro, também às 11h. Ao todo, 3.401 alunos ingressam na UFJF em 2011.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Recursos

Os candidatos que discordarem das respostas previstas nos gabaritos do vestibular e do Pism III podem entrar com recurso, o qual deve ser apresentado pelo próprio candidato, por seu representante ou pela escola. Os recursos devem ser protocolados no dia 3 de janeiro de 2011, das 9h às 16h, na Central de Atendimento, localizada no campus da UFJF.

Para os candidatos que não residem em Juiz de Fora, os recursos deverão ser enviados pelo fax (32) 2102-3755 ou (32) 2102-3979. É necessário confirmar, com a instituição, o recebimento do fax e a legibilidade, pelos telefones (32) 2102-3738 ou 2102-3978.