19? Festival amplia apresentações no Central

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19? Festival amplia apresenta?es no Central De 12 a 20 de julho, evento estima receber 80 mil pessoas durante a programa??o cultural, que envolve 30 concertos gratuitos



Fernanda Fernandes
Rep?rter
12/07/2008

O 19? Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga come?a mais cedo em 2008. No s?bado, 12 de julho, o coral franc?s Les Petits Chanteurs de Lyon faz a pr?-abertura do evento, que ter? dez apresenta?es no Cine-Theatro Central (Pra?a Jo?o Pessoa, s/n?).

Segundo a organiza??o do festival, a quantidade de concertos no palco nobre da cidade foi ampliada para que as atra?es possam chegar ? maior audi?ncia poss?vel, j? que o Central recebe p?blico de at? duas mil pessoas.

Tamb?m recebem concertos da programa??o o Teatro Pr?-M?sica (Avenida Rio Branco, 2329), a Igreja de S?o Sebasti?o (Pra?a Hermenegildo Villa?a s/n?), a Igreja do Ros?rio (Rua Santos Dumont, 215) e o palco montado no Cal?ad?o da (Rua Halfeld).

A programa??o segue at? domingo, dia 26, somando 30 concertos vespertinos e noturnos, todos com entrada franca. Na pr?-abertura, os Meninos Cantores de Lyon (foto abaixo) levam para o Central a tradi??o do canto lit?rgico.

Hoje com 250 coristas, o grupo tem 12 s?culos de hist?ria, pois sua origem remonta ? cria??o da primeira catedral da G?lia, na Primacial Saint Jean, em Lyon, na Fran?a. Isso porque Carlos Magno viu na educa??o musical uma possibilidade dar unidade a seu Reino, iniciando assim a mais antiga institui??o musical de Lyon, no ano de 799.

Essas vozes que carregam com leveza, espiritualidade e hist?ria, o p?blico pode ouvir no s?bado, entoando canto gregoriano e outras pe?as cl?ssicas. O grupo ? regido por Jean Fran?ois Duchamp, que assumiu a dire??o do coral em 1974 e inscreveu seu nome na trajet?ria da m?sica lit?rgica como o primeiro leigo na Fran?a a ser nomeado Mestre de Capela.

De orquestras a performance solo

Segundo o diretor art?stico do festival, Lu?s Ot?vio Santos, a programa??o cultural tamb?m tem fun??o pedag?gica. Trazer grandes orquestras para Juiz de Fora ? sempre um desafio log?stico, al?m de ser importante para forma??o de p?blico em repert?rios variados.

Nesta edi??o, o Pr?-M?sica agendou a vinda de quatro importantes forma?es brasileiras. A abertura oficial vai contar com a Orquestra Sinf?nica do Estado de Minas Gerais, de Belo Horizonte. No dia 19, a programa??o ter? a Orquestra Sinf?nica de Ribeir?o Preto, e, no dia 20, quem sobe ao palco do Central ? a Orquestra Ouro Preto (foto).

Algumas atra?es internacionais chamam a aten??o, como o grupo norte-americano Ensemble Lipzodes, que apresenta uma performance de m?sica do s?culo XVI da Guatemala. Conjuntos brasileiros tamb?m trazem um gosto raro e ex?tico ? programa??o, como o Trio Novo Ovo Novo, de S?o Paulo, e o Modinhas Cariocas, do Rio. Entre os grandes nomes nacionais, o festival recebe o violonista Tur?bio Santos, que faz concerto solo no Cine-Theatro Central, e o duo de violino e piano formado por Elisa Fukuda e Giuliano Montini.

A maioria dos 700 alunos que freq?entam os 37 cursos oferecidos pelo evento tamb?m tem lugar garantido nos palcos. Ao final de 15 dias de estudo, nos dias 25 e 26, eles se apresentam em grupos como a Orquestra de Crian?as, a Orquestra Experimental, o Madrigal e a Banda Sinf?nica.

E se a m?sica tem seu lado crom?tico, o artista pl?stico Carlos Bracher defende o aspecto sonoro da cor, pois a programa??o cultural do festival n?o se resume a concertos, estendendo-se ?s artes visuais com a exposi??o Bracher Bras?lia. Na mostra, o juizforano retrata os grandes cen?rios da capital brasileira (fotos abaixo), pintados de novembro de 2006 a outubro de 2007.

Resgate hist?rico

Nesta edi??o, o festival abriga ainda o VIII Encontro de Musicologia Hist?rica, evento bienal que, desta vez, tem o tema M?sica e hist?ria no Brasil, prop?cio para o momento em que se comemoram os 200 anos da chegada da Fam?lia Real ao pa?s. Os trabalhos ser?o coordenados pelo professor Paulo Castagna.

"? o mais antigo e o mais vivo encontro de musicologia no pa?s. ? uma esp?cie de bandeira que levantamos e uma vit?ria, pelo fato de n?o ser promovido por nenhuma universidade", afirma o diretor art?stico. De acordo com Lu?s Ot?vio, muitas pe?as poss?veis de serem executadas hoje, tiveram a origem de sua recupera??o a partir de encontros passados.

Ao longo dos 18 anos de exist?ncia, o trabalho do Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga foi reconhecido por meio de diversos pr?mios. Em 2004, recebeu o trof?u Guarany na premia??o Carlos Gomes da Secretaria de Cultura do Estado de S?o Paulo. Em 1992, foi inclu?do nas comemora?es do bicenten?rio de Tiradentes. O evento foi laureado ainda com o Pr?mio Rodrigo Mello Franco de Andrade, outorgado pelo Instituto do Patrim?nio Hist?rico e Art?stico Nacional (Iphan), do Minist?rio da Cultura, em 2000, e a Comenda Cultural da Casa Civil da Presid?ncia da Rep?blica, em 2002.

Confira a programa??o completa no site do Centro Cultural Pr?-M?sica. Todos os eventos s?o gratuitos, mas os convites para as apresenta?es devem ser retirados no dia do espet?culo, a partir de 08h, na portaria do Teatro Pr?-M?sica ( Av. Rio Branco, 2329). Os concertos realizados nas Igrejas n?o precisam de convites.