Quarta-feira, 19 de julho de 2017, atualizada às 16h12

Inscrições abertas para servidores federais, estaduais e municipais atuarem no Enem

Da redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou edital para convocação de servidores públicos federais e professores da rede pública estadual e municipal que se interessem em atuar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, por meio da Rede Nacional de Certificadores (RNC).  As inscrições vão até às 23h59, do dia 7 de agosto, e podem ser feitas no portal ou no aplicativo da RNC, disponível para download nas lojas Google Play, para Android, e App Store, para IOS.

Podem se inscrever servidores públicos federais, desde que não estejam em gozo de licenças, afastamentos legais ou inativos; os docentes das redes públicas estaduais e municipais, efetivos e devidamente registrados no Censo Escolar. A formação mínima exigida é o ensino médio. Os servidores também não podem estar ou ter parentes de até terceiro grau inscritos no Enem 2017.

Para atuar na RNC é indispensável ter smartphone ou tablet com acesso próprio à internet móvel, além de outras especificações detalhadas no edital e computador com Internet para realização do Curso de Capacitação. Só serão aceitos na RNC aqueles que conseguirem aproveitamento mínimo no curso de capacitação a distância oferecido pelo Inep.

Remuneração

O certificador que for servidor público federal será remunerado por meio de gratificação por Encargo de Cursos e Concursos (GECC). O valor da hora trabalhada pelo certificador será de R$ 26,50. O certificador que for docente da Rede Pública Estadual e Municipal será remunerado por meio de Auxílio Avaliação Educacional (AAE) e terá o valor de R$ 318 por dia, equiparando-se ao valor da hora do servidor público do executivo federal. A atuação é de 12 horas por dia.

Ao optar pelo seu município de atuação, independente da quantidade de opções de municípios, o certificador é responsável pelo seu deslocamento até o local e alimentação. O certificador que tiver participado em anos anteriores e tiver interesse em compor a RNC no ano de 2017, deverá inscrever-se novamente e realizar todos os procedimentos descritos no edital.