Sesc Literatura recebe o escritor Roberto DaMatta

Por

Sesc Literatura recebe o escritor Roberto DaMatta
Sábado, 23 de agosto de 2014, atualizada às 11h29

Sesc Literatura recebe o escritor Roberto DaMatta

O projeto Sesc Literatura: Grandes Escritores recebe, na próxima terça-feira, 26 de agosto, no Teatro Pró-Música, em Juiz de Fora, o autor e antropólogo Roberto DaMatta. O evento será às 20h e tem entrada gratuita. A distribuição de senhas começa uma hora antes da palestra.

A programação ainda contará com a realização de oficinas de leitura, que mostrarão como se utiliza o ensino da língua e como se desenvolve o prazer em ler na sociedade contemporânea. Os temas trabalhados nas atividades são sempre relacionados às obras dos escritores em questão. Os interessados devem se inscrever enviando um email para cadijacosta@sescmg.com.br, entre 25 e 29 de agosto.

O autor

Roberto DaMatta é graduado e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962), possui Curso de Especialização em Antropologia Social do Museu Nacional (1960); M.A e Ph.D em, respectivamente, 1969 e 1971 pelo Peabody Museum da Universidade de Harvard. Foi chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e coordenador do seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (de 1972 a 1976).

É professor emérito da Universidade de Notre Dame, USA, onde ocupou a Cátedra Rev. Edmund Joyce, c.s.c., de Antropologia de 1987 a 2004. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pesquisas Etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé.

Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço.

As oficinas

30 de agosto, das 9h às 12h

Oficina: O ensaio em Roberto DaMatta: as relações entre literatura e antropologia

Ementa: A proposta da oficina é instigar a curiosidade dos aprendizes sobre o ensaio, a partir da leitura de textos selecionados de Roberto DaMatta. As leituras serão construídas agregando as contribuições do público ao longo da oficina. Ao final, o aprendiz será capaz de identificar alguns elementos do texto etnográfico e do texto literário, além de perceberem como esses se mesclam na escrita ensaística do autor. A partir desse reconhecimento, o aprendiz será capaz de produzir seus próprios textos.

Oficineira: Carolina Barreto

30 de agosto, das 14h às 17h

Oficina: Do real ao ficcional

Resumo: O objetivo da oficina é a abordagem do gênero Ensaio a partir da obra do antropólogo Roberto DaMatta. Será discutida a ideia do que é cultura dentro de uma sociedade e suas implicações na vida e na literatura. Os alunos serão estimulados a pensar a sociedade em que vivem e transformarão questionamentos reais em prosa.

Oficineira: Ana Paula Maia

Com informações da Assessoria de Imprensa