mat?ria em audio

Projeto ?frica-Brasil ganha pr?mio nacional Diretora de Juiz de Fora concorreu com mais de 300 trabalhos inscritos


Guilherme Oliveira
*Colabora??o
20/11/2006

No "Dia da Consci?ncia Negra", comemorado em 20 de novembro, Juiz de Fora ganha um presente na luta pela igualdade racial. A diretora da Escola Municipal Jos? Calil Ahouagi (Alameda Ac?cias, s/n? - Nova Calif?rnia ), Andr?a Borges de Medeiros, foi a vencedora do pr?mio nacional "Educar para a Igualdade Racial" promovido pelo Centro de Estudos das Rela?es do trabalho e da desigualdade de S?o Paulo (CEERT). O objetivo da iniciativa ? localizar experi?ncias na educa??o que promovam a igualdade racial e que debatam sobre esse desafio. A premia??o ocorreu nos dias 16 e 17 de novembro, em S?o Paulo. No total, foram 393 trabalhos inscritos.

O projeto
Intitulado "Rela?es ?tnico-raciais, diversidade e cotidiano escolar", a diretora conta as experi?ncias do projeto "?frica Brasil" desenvolvido na escola durante todo o ano e que faz parte do curr?culo escolar. O projeto premiado tamb?m destaca a organiza??o curricular da escola com base nos eixos dos estudos antropol?gicos, o trabalho coletivo realizado pelos professores e a valoriza??o da crian?a negra em todos os sentidos.

Sobre o pr?mio, Andr?a destaca a import?ncia da escola para a melhoria da sociedade. "A certeza de estarmos contribuindo com uma escola para todos, negros, n?o negros, esse ? o nosso papel. Esse ? o papel da escola p?blica", diz a diretora.

O projeto "?frica Brasil" ? desenvolvido h? mais de seis anos, contando com a participa??o de toda a escola, professores e alunos. "Estudamos a hist?ria da ?frica, seus contos e lendas, a popula??o negra do Brasil percebendo toda a cultura popular", ressalta a professora.

Segundo Andr?ia, os temas relativos ? cultura, hist?ria da ?frica, os negros no Brasil n?o s?o novidades para os mais de duzentos alunos que, atualmente, estudam na Escola. "Para os alunos, j? n?o ? novidade, realizarmos esse trabalho h? muitos anos e eles come?am a se verem nessas rela?es, porque eles s?o afro-descendentes, e, at? mesmo, os meninos que n?o s?o percebem a import?ncia desse estudo", afirma Andr?a.

Dia da consci?ncia negra
Sobre o "Dia da Consci?ncia Negra", a diretora destaca que ? uma data muito importante, mas que o momento de conscientiza??o deve ser permanente. "? um tema que tem que estar sempre na pauta do dia. ? uma data importante, mas n?o pode ser comemorada somente como a data de um evento. Na realidade ? um marco, n?o ? uma discuss?o que come?a e termina no dia de hoje", ressalta a diretora.

Dentre os diversos estudos realizados na escola, a visibilidade do negro nos meios de comunica??o tamb?m ? explorada, como os pap?is que os negros exercem em novelas e em propagandas, por exemplo. Para a professora, apesar de ter aumentado a inclus?o dos negros em comerciais e outros eventos, as pessoas brancas s?o grande maioria. "Essa ? uma discuss?o que os alunos entendem muito bem. Recentemente, estava passando tr?s novelas sobre a escravid?o. N?o que a escravid?o n?o deva ser contada, pelo contr?rio, deve ser contada. Mas h? um problema em contar s? esta parte. A hist?ria e a import?ncia na sociedade que os negros t?m ? muito grande", lembra.

Para Andr?a, a cultura negra ? a pr?pria forma??o do povo brasileiro. "Isso ? uma quest?o extremamente importante e todos precisam saber da trajet?ria verdadeira do negro, no sentido de conhecer que povo ? esse".

*Guilherme Oliveira ? estudante de Jornalismo da Unversidade Federal de Juiz de Fora