Sábado, 23 de setembro de 2017, atualizada às 10h06

Instituições, shopping e projeto social arrecadam doações para Dia das Crianças

Angeliza Lopes
Repórter

Um sorriso, um abraço, uma palavra amiga, um auxílio e colo. Mesmo com essas demonstrações de afeto durante todo ano, as instituições filantrópicas, que assistem crianças em Juiz de Fora, ainda se esforçam para tornar muito especial a data dedicada a elas todos os anos, que é o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Para realizar este encontro, as ONGs estão recebendo doações de todos os tipos. Além dos brinquedos novos e usados, alguns institutos, shopping, fundações e grupos independentes estão aceitando caixas de bombom, itens de higiene, caixas de leite, fraldas, livros e fraldas, que serão distribuídas nas visitas e festas de confraternização. Independente da quantidade, todos estão de corações abertos para retribuir as doações com sorrisos muito especiais. Confira as oportunidades de ajudar abaixo:

Médicos do Barulho

Pensando mais uma vez em transformar a rotina dos hospitais, a Associação dos Médicos do Barulho promove campanha para arrecadar brinquedos para o Dia das Crianças. As doações vão ser entregues nos dias 9 e 10 de outubro em visitas especiais nas unidades atendidas pelo projeto. "Ao ser internada a criança se afasta da sua rotina. Fica longe da família, da escola, dos amiguinhos que brincavam com ela. Ela passa conviver com pessoas estranhas que às vezes lhe fazem sentir dor. A criança não entende o que está acontecendo, já que é tudo muito diferente", explica o vice-presidente da Associação, Amaury Mendes - o palhaço Fuzil.

Podem ser doados todos os tipos de brinquedos desde que sejam novos. Bonecas e carrinhos estão na lista de preferências dos pequenos pacientes. Brinquedos que emitem sons e luzes agradam os bebês e jogos de tabuleiro costumam ser indicados para crianças maiores. A trupe do barulho, formada por mais de 70 voluntários, pretende fazer com que a criançada tenha momentos de diversão, cultura e alegria. O grupo utiliza linguagens teatrais e de forma lúdica contagia crianças, adultos e funcionários em unidades como a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e o Hospital Universitário da UFJF – Unidade Santa Catarina.

Os interessados em ajudar podem fazer as doações até o dia 6 de outubro. Para isso, é só entrar em contato com os Médicos do Barulho pelo telefone (32) 99832-1203, que iremos agendar para buscar a doação.

Independência Shopping

O Independência Shopping promove, já visando o mês das crianças, uma grande campanha de doação de brinquedos. Serão recebidos brinquedos usados e em bom estado de conservação, para qualquer idade. A ação acontece em parceria com a Disney e os brinquedos serão arrecadados entre os dias 13 de setembro e 12 de outubro.

As pessoas que se interessarem e puderem participar devem levar os brinquedos diretamente ao balcão do SAC, que fica no L2, próximo à entrada principal de pedestres, pela Av. Itamar Franco. Em troca, receberão de brinde um bottom temático. Tudo que for arrecadado será enviado às instituições e ONGs parceiras da BRMALLS e doado a crianças e famílias carentes.

Fundação Ricardo Moisés

Para celebrar a data junto com seus assistidos, a Fundação Ricardo Moisés realiza no dia 10 de outubro a tradicional festa do Dia das Crianças da instituição, realizada no auditório da sede. A organizadora de eventos Marinea Vieira conta que este ano o encontro terá parcerias muito especiais, como a Gabi Gabizoca e sua trupe, que fará a alegria da criançada. “Agradecemos também a doação da decoração em bolas da Eliane Fisgato, e decoração do salão que será feita pela Kátia”, destaca. Além disso, os organizadores vão distribuir pipoca, algodão-doce, salgados, doces, ao som de muita música.

A fundação faz campanha de arrecadação de brinquedos novos para os assistidos e seus irmãos. “A faixa de idade é entre zero e 13 anos. Aceitamos todos os tipos de brinquedos, mas precisam ser novos. Algumas dicas são os jogos educativos, bolas e bonecas. São 64 assistidos, mas contando com os irmãos, esperamos cerca de 100 crianças para o dia. Mais que diversão, os presentes são a hora chave da festa, que todos adoram”.

A instituição assiste 104 crianças e adolescentes, com faixa de idade entre 0 e 21 anos, com câncer e atende cerca de 400 que fazem o controle da doença. Os interessados em doar, devem ir até o local, que fica na rua Francisco Vaz de Magalhães 12, no bairro Cascatinha, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e ou entrar em contato pelo telefone (32) 3229-0002.

Instituto Bruno

Neste ano, o Instituto Bruno fará uma campanha diferente para o Dia das Crianças. A ação terá como objetivo arrecadar recursos para a construção de uma sala de tratamento integrado – sala de integração sensorial. A instituição informa que além de proporcionar os tratamentos de fonoaudiologia e fisioterapia, a sala envolve uma participação mais efetiva da criança, pois são utilizados equipamentos suspensos e de solo a fim de estimular movimentos e sensações variadas que irão promover o controle postural, o planejamento motor e a organização do comportamento.

O instituto é uma instituição filantrópica que há 17 anos, atende bebês, crianças, jovens e adultos surdocegos ou com deficiências múltiplas, e o nosso objetivo é evoluir suas habilidades, para uma vida melhor e com menos dificuldades.

Quem poder doar qualquer valor, as contas são: Caixa Econômica, agência 3065 e conta:65- 2,  Banco do Brasil agência 0024- 8 e conta:48.894-1. Para mais informações ou agendamento de visita, a organização fica na avenida Vereador Laudelino Schettino, nº 100. Democrata. Os doadores podem entrar em contato pelo telefone (32) 2102-4300 ou pela página no Facebook.

Doutores do Amor

Para não passar em branco, os Doutores do Amor também estão arrecadando doações para a data. Neste ano, o grupo optou por arrecadar chocolates, canecas de plástico, e itens de utilidade e higiene pessoal, que serão entregues durante as visitas nas 16 instituições de Juiz de Fora, entre hospitais, abrigos e clínicas, durante o mês de outubro.
A coordenadora, Gilmara Delmonte – mais conhecida como Miloca, destaca que os preços dos brinquedos estão muitos altos, por isso optou por lembranças mais baratas. "Todo presente é válido, já que o importante é estar lá e levar um pouco de alegria para as crianças". Quem quiser doar pode ligar para o número (32) 99967-5832, fazer contato na página do Facebook ou entregar na portaria do prédio na rua Marechal Teodoro, 885, em nome da Miloca. As arrecadações acontecem até o dia 10 de outubro.

Mão Amiga

A Sociedade Beneficente Mão Amiga também quer alegrar as crianças no dia delas. Com festa agendada para dia 12 de outubro, às 10h, a instituição vai receber doações  e de produtos para a confraternização dos 'pequenos' e brinquedos até a véspera da data. A voluntária Joana Darc diz que estão recebendo material para o cachorro-quente, bolos de qualquer tamanho, balas, barra de chocolate, pipoca e refrigerante.

A voluntária afirma que, até o momento, não receberam nenhuma doação de brinquedo. Vão participar da festa 200 crianças de 1 a 10 anos. “Para os bebês, presenteamos com pacote de fralda ou leite. Já para os maiores, esperamos a doação de brinquedos novos e usados em bom estado. Ainda aceitamos balas, pirulitos e livros”.

Os interessados em ajudar a entidade, podem levar as doações na sede da Mão Amiga, que fica na rua Darcy Vargas, 87, Ipiranga. Caso não tenha como levar, o doador pode pedir para que os voluntários busquem em endereços comerciais e residenciais pelo telefone (32) 98865-7295.

Projeto Cristo Ajuda

O Projeto Cristo Ajuda nasceu da vontade de ajudar quem precisa. Neste ano, pela primeira vez, seus voluntários fazem Campanha do Dia das Crianças, com intuito de beneficiar, a princípio, crianças do Instituto Jesus. São arrecadados brinquedos e livros infantis novos e em bom estado. Caso consigam grande quantidade, outra instituição será beneficiada.

Os interessados em ajudar, podem doar até o dia 10 de outubro. Os pontos de arrecadação são o Bom Brasileiro, que fica na rua Braz Bernardino, lj 97, Centro; e a Márcia Salomão Boutique, situada na avenida Rui Barbosa, 881, Santa Terezinha.

ACESSA.com - Institui?es, shopping e projeto social arrecadam doa?es para Dia das Crian?as