Segunda-feira, 24 de setembro de 2012, atualizada às 18h

Fundação Hemominas celebra 25 anos com homenagens aos doadores

Nathália Carvalho
Repórter
Exposição fotos Hemominas

Os 25 anos da Fundação Hemominas em Juiz de Fora serão comemorados nesta terça-feira, 25 de setembro. Entre as celebrações está a homenagem aos 25 doadores, que atingiram a marca de 50 doações durante o período (foto ao lado).

Segundo a responsável pela captação de doadores do órgão, Ana Eliza Alvim, embora o Hemocentro ofereça outros serviços, o momento exige a prioridade para o estímulo às doações, pois "é uma causa que exige grande mobilização". Ela comenta que em 1987, quando o órgão foi criado na cidade, a média era de dez doações por dia. Atualmente, esses números atingiram a oscilação de 100 e 110 doações, mas a necessidade é de cerca de 150 diárias, o que nem sempre é alcançado.

Comemorações

Durante esta semana, a sala de espera do Hemocentro Regional vai destacar, por meio de uma galeria de fotos, os doadores que fazem parte da história da instituição. "Nós chamamos as pessoas que atingiram esse status de doadores diamantes. Entre eles, está o que mais realizou doação aqui na Hemominas, somando mais de 90 ao longo desses 25 anos", explica Ana Eliza.

Captação de sangue HemominasEntre as atividades programadas está o lançamento de uma exposição de fotos que apresenta o ciclo de doação, que, ao lado das fotos dos doadores, compõem a celebração chamada Um olhar sobre a doação de sangue (foto ao lado). Segundo Ana Eliza, o objetivo é oferecer informação a respeito da prática sob o olhar artístico dos funcionários. "As fotos retratam sobre o processo que uma bolsa de sangue passa até ser liberada para transfusão. É extremamente importante chamarmos a atenção para esta prática, mote central da celebração", diz.

O lançamento da exposição será na terça, às 13h30, na Agência dos Correios, situada na rua Marechal Deodoro 470, Centro. A exposição poderá ser visitada até o dia 29 de setembro, de 8h às 17h.

Ainda no dia da comemoração do aniversário da entidade, haverá uma comemoração simbólica às 16h na sede do Hemocentro. Será cantado os parabéns junto aos doadores que fazem aniversário na mesma data e ainda haverá a doação de sangue, aproveitando a oportunidade.

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora é responsável por 64 instituições de saúde, distribuídas em 30 cidades da Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul de Minas. A unidade fica localizada na rua Barão de Cataguases s/n, Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e aos sábados, de 8h às 11h.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Funda??o Hemominas celebra 25 anos com homenagens aos doadores