Rampa de acessibilidade é inaugurada na Câmara Municipal

Por

Sexta-feira, 3 de dezembro de 2010, atualizada às 12h30

Rampa de acessibilidade é inaugurada na Câmara Municipal

Aline Furtado
Repórter

Na data em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira, 3 de dezembro, foi inaugurada, na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), a Rampa de Acessibilidade Vereador João Batista de Oliveira - João de Deus.

A intenção é permitir a inclusão, de forma a estender o acesso à sede do Legislativo. Com a construção, os deficientes terão acesso ao prédio pela porta da frente.

"Pretendemos garantir que estas pessoas expressem sua opinião, cobrem seus direitos e deem sua contribuição. E esperamos que a rampa sirva como exemplo para todas as edificações públicas", ressalta o presidente da Câmara, vereador Bruno Siqueira (PMDB).

Segundo a presidente do Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência (CMPD), Maria Valéria de Andrade, a rampa simboliza "o esforço, a luta dos deficientes pela acessibilidade nas últimas décadas por meio de organizações, conselhos, associações e até individualmente." A expectativa dela é de que o acesso seja facilitado também em outros edifícios.

O nome da rampa, Vereador João Batista de Oliveira - João de Deus, é uma homenagem ao legislador morto em 2010. Ele cumpriu quatro mandatos, entre 1989 e 2004, mais um como suplente, entre 2005 e 2008. João de Deus foi presidente da Câmara entre 1995 e 1996 e sua atuação sempre esteve focada no social.

Para a construção da rampa, que tem 22 metros de comprimento e acréscimo de oito centímetros de altura a cada metro, foi necessária a obtenção, por parte da Câmara, da autorização do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), já que se trata de um prédio tombado pelo patrimônio histórico.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken