Educa??o em protesto Professores municipais paralisam atividades nesta ter?a,
enquanto servidores da UFJF se preparam para greve no dia 28

Renata Cristina
Rep?rter
21/05/2007

Ap?s um m?s da entrega da pauta de reivindica?es ? Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), os professores da rede municipal de ensino realizam paralisa??o nesta ter?a, dia 22 de maio, em defesa do reajuste salarial de 29%, referente as perdas acumuladas entre maio de 1997 a abril de 2004.

"Contamos com a ades?o em massa", declara o coordenador geral do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro), Roberto Cupolillo. O grupo se prepara para uma assembl?ia tamb?m nesta ter?a, 22 de maio, ?s 15h, no Teatro Pr?-M?sica (Avenida Rio Branco, 2329). No mesmo hor?rio, representantes do Sinpro se re?nem com a Secretaria de Administra??o e Recursos Humanos da prefeitura para discutir a contraproposta do governo municipal.

A classe reinvidica, ainda, a homologa??o dos concursos em andamento para imediata efetiva??o, abertura de concursos para as disciplinas de portugu?s, hist?ria e ci?ncias. A lista de pedidos contempla passe-livre para o magist?rio no per?odo de trabalho ou vale-transporte pago em esp?cie, sem desconto no contra-cheque.

Atualmente, os professores municipais com n?vel m?dio ganham R$ 552,23 e com n?vel superior R$ 813,93, com uma carga hor?ria de 20 horas semanais. O reajuste previsto pelo Sinpro segue a proposta da Confedera??o Nacional dos Trabalhadores da Educa??o (CNTE). "Vamos negociar com a prefeitura e, dependendo do que for proposto, poderemos declarar greve", afirma Cupolillo.

Tamb?m em protesto, os servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) declararam estado de greve no ?ltimo dia 21. Nesta quarta, dia 23, o grupo realiza paralisa??o e ato p?blico em frente ao Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAM).

"A greve j? foi deliberada nas plen?rias do dia 4 e 5 de maio em Bras?lia", explica a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf), Helo?sa de Oliveira. Al?m do reajuste salarial, os servidores pretendem conseguir a reestrutura??o da tabela de sal?rios-base e garantir o direito de greve, abalado pelo projeto de lei , que prev? novas regras para greves no funcionalismo p?blico.