Centro Universitário promove ciclo de diálogos sobre direitos humanos

Serão quatro encontros, às 20 horas nos dias 19 e 26 de maio e 02 e 09 de junho

da Redação - 18/05/2021

O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora promove, entre os dias 19 de maio e 9 de junho, um “Ciclo de diálogos sobre os direitos humanos”, com palestras gratuitas e abertas ao público.

O objetivo do evento é ir além de uma atividade acadêmica complementar, demonstrando a relevância do tema e atingindo à pessoas dentro e fora da Estácio, como conta a coordenadora do curso Pamella Carvalho: “é um tema de fundamental importância para todos nós então, independentemente de ser aluno do curso de direito, quando falamos em direitos humanos, estamos falando da necessidade de lutar por ações concretas do estado e da sociedade em prol da defesa e garantia desses direitos civis, políticos, sociais e ambientais”.

Serão quatro encontros, às 20 horas nos dias 19 e 26 de maio e 02 e 09 de junho (quartas-feiras). O evento é gratuito e aberto ao público através da plataforma Microsoft Teams. Para participar, acesse a página no Instagram @coord_direitoestaciojf, clique no link da bio e escolha a opção “equipe de reuniões do curso de direito”. Segue abaixo a programação completa do evento:

- Dia 19/05 - PLURALIDADE EM PERSPECTIVA: RACISMO, DISCRIMINAÇÕES E AÇÕES AFIRMATIVAS

Composição da mesa:

 - Ana Miria Carinhanha: Artista, mediadora, pesquisadora e jurista. Doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense.

 - Jucelio Maria: Professor, Historiador, Educador Social e ex-vereador de Juiz de Fora.

 - Fábio Vargas: Advogado, Coordenador do curso de Direito Direito da Universidade Salgado de Oliveira - Juiz de Fora/MG, Professor do Instituto Federal campus Juiz de Fora e Doutor em Linguagem pela UFF.

- Dia 26/05 - JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO, AS LEIS DE ANISTIA E O DIREITO À VERDADE

Composição da mesa:

 - Fernando Perlatto: Doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), com estágio doutoral no Institute for Public Knowledge da New York University (IPK/NYU). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professor do Programa de Pós-Graduação em História desta instituição.

 - Emilio Peluso Neder Meyer: é Professor Associado de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. É Pesquisador em Produtividade PQ no CNPQ, Nível 2. Foi Professor Residente no IEAT - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG no período 2018-2019.

- Dia 02/06 – DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS

Composição da mesa:

- Luciane Faquini: Editora do jornal “Tribuna de Minas” e discente do curso de Direito do Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora.

- Guilherme Madeira: Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ e professor no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.

 - Francineide Marques: Doutoranda no Programa do DMMDC, Doutorado em Geração e Difusão do Conhecimento UFBA/UNEB. Mestra em Educação pelo Programa de Educação, Culturas e Identidades Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE parceria Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde

- Dia 09/06/2021 – A PROTEÇÃO A GRUPOS VULNERÁVEIS

 Composição da mesa:

- Luciano Franco: Mestre em Ciências Jurídico-Políticas com menção em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - Portugal (2017), Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da OAB/JF e professor do curso de Direito da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora/MG.

 - Paula: Advogada e proprietária do escritório Assumpção advocacia, Presidente da comissão de direito Previdenciário da OAB Juiz de Fora, Mestre em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Professora no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. 


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.