mat?ria em audio

Motiva??o e a pr?tica de atividades f?sicas




Israel Teoldo da Costa
Professor de Educa??o F?sica
Mestre em treinamento esportivo
na ?rea de psicologia
foto do
professor Israel Teoldo da Costa

O esporte para pessoas com necessidades especiais tem grande import?ncia no sentido de resgatar essas pessoas para a sociedade. Muitas das vezes, quando algu?m sofre um acidente e fica com alguma limita??o f?sica, o primeiro sentimento ? de limita??o social, pois eles pensam que n?o conseguir?o realizar as mesmas atividades antes realizadas.

A pr?tica do esporte auxilia no sentido de mostrar para essas pessoas que elas podem superar obst?culos e voltar a vida social. Muitas vezes, as pessoas com defici?ncia, atrav?s do esporte, desenvolvem tanto valores psicol?gicos como concentra??o, controle emocional, aten??o, entre outras coisas, e acabam "retornando" ? sociedade como pessoas mais produtivas que antes.

Al?m desse aspecto, o esporte pode desenvolver outros valores psicofisiol?gicos em seus praticantes como controle do estresse e da ansiedade, sensa??o de alegria e prazer, melhoria do condicionamento f?sico, entre tantos outros benef?cios.

Motiva??o

O sucesso na vida em geral e no esporte requer das pessoas com defici?ncia um somat?rio de motiva??o, trabalho, treinamento, sacrif?cio, incentivo e oportunidades.

O esporte ao lado das t?cnicas terap?uticas e dos avan?os tecnol?gicos, ? um importante est?mulo na reabilita??o e reintegra??o das pessoas ? sociedade.

Quem pratica esporte desenvolve mais os seus aspectos f?sicos, de socializa??o, de auto-estima, autovaloriza??o e auto-imagem e tamb?m de motiva??o para superar os obst?culos da vida. E se isso ajuda a todos, possui benef?cios ainda maiores para quem se acostumou a viver com alguma limita??o.

Desses aspectos citados, a motiva??o exerce uma influ?ncia importante sobre a ades?o e perman?ncia em programas de atividades f?sicas regulares. Dentre os motivos para a manuten??o e a freq??ncia ? pr?tica de atividades f?sicas, a sensa??o de bem-estar e os v?nculos afetivos estabelecidos nas rela?es sociais s?o de fundamental import?ncia.

A pr?tica de atividades f?sicas tamb?m proporciona aos indiv?duos uma maior motiva??o para a mudan?a de comportamento com rela??o aos h?bitos do dia-a-dia.

Essa mudan?a pode ser traduzida pela procura por uma alimenta??o mais equilibrada e saud?vel, por contatos com a natureza e por novos relacionamentos e desafios que podem fazer com que o indiv?duo melhore sua qualidade de vida e consiga a auto-realiza??o.

Podemos dizer de uma forma geral que a motiva??o para a pr?tica de atividades f?sicas engloba os fatores pessoais (personalidade, necessidades, interesses) e fatores situacionais (estilo de lideran?a, atratividade das tarefas, desafios e influ?ncias sociais).

Todas as pessoas com defici?ncia podem praticar atividades f?sicas ou esportes, basta somente procurar uma atividade que adeque a sua limita??o.

Um dica interessante ? procurar atividades f?sicas que desenvolvam a for?a, a resist?ncia muscular e a melhoria das condi?es organo-funcionais como aparelhos circulat?rio, respirat?rio, digestivo, reprodutor e excretor.

Mas o ideal ? procurar um profissional de Educa??o F?sica para orientar qual atividade e quais adapta?es ? atividade ser?o necess?rias para que o praticante usufrua de todos os benef?cios psicof?sicos e sociais proporcionados pela pr?tica de atividades f?sicas.


D? sua opini?o sobre este artigo.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com