RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Uma pesquisa feita pela Fico, empresa que desenvolve softwares de gestão para instituições financeiras, mostrou a disposição do brasileiro a mentir, inflando sua renda mensal, para conseguir mais crédito junto a bancos ou financeiras.

Mais de 1.000 brasileiros foram ouvidos e cerca de 40% consideram ser "normal" ou "aceitável" esse tipo de manobra.

Para a Fico, a tendência pode indicar problemas para os bancos no médio e longo prazo -dificuldade do cliente para quitar empréstimos.

Embora já tenha feito a pesquisa nos anos anteriores, esta é a primeira vez que a companhia perguntou aos entrevistados sobre a legitimidade da manipulação dos dados para conseguir crédito.

A pergunta foi feita em um momento de alta na oferta do crédito e também da inadimplência para pessoas físicas em empréstimos.

Levantamento recente da Febraban mostrou que, no crédito livre, a retomada da economia puxou o consumo, que beneficiou linhas como o cartão de crédito e o empréstimo pessoal.

Esse componente encorpou a projeção da carteira de pessoas físicas com recursos livres ?que passou de 17,2% para 18,2%.

Em contrapartida, a expectativa de crescimento da inadimplência passou de 3,9% para 4,3% Atualmente, a inadimplência da carteira está em 4,0%.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!