SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O indicador de movimentação no varejo da capital paulista medido pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) registrou desaceleração em fevereiro.

Conforme os dados que serão divulgados nesta semana, a alta foi de 1,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2022, o avanço ficava em torno de 5% na mesma base de comparação.

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, atribui o crescimento deste ano à retomada do Carnaval. "Neste ano, houve uma grande afluência de pessoas, de blocos. Algum efeito tem, mas é pequeno", afirma.

Quando a comparação é feita com o mês anterior, fevereiro teve uma queda de 5% na movimentação do setor em São Paulo. O recuo já era esperado pela ACSP. "[O Carnaval] não é propriamente uma superdata para o varejo. É o setor de serviços que se beneficia mais. O comércio tem algum benefício, mas nem tanto", diz Gamboa, que também cita o impacto dos dias a menos em fevereiro.

Para os próximos meses, as expectativas são de arrefecimento nas vendas em um cenário de inadimplência, juros altos e a desaceleração da atividade econômica.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!