SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O site do jornal The New York Times bloqueou o acesso de um recurso da OpenAI, criadora do ChatGPT, para que o conteúdo da publicação fosse usado pela inteligência artificial.

O recurso é chamado de web crawler e consiste em fazer uma varredura no site, guardando os conteúdos em um banco de dados que serve para serviço de buscas e também treinar versões de inteligência artificial para que possa obter respostas a perguntas feitas pelos usuários.

Segundo informações do site The Verge, um arquivo disponibilizado pelo The New York Times chamado robots.txt indica que a publicação barrou o GPTBot, que é o web crawler criado pela OpenAI no início de agosto.

O site The Verge indica que o bloqueio teria sido feito em 17 de agosto. O The New York Times e a OpenAI foram procurados, mas não responderam ao site.

O bloqueio teria ocorrido um dia após a rádio pública dos EUA, NPR, divulgar que o The New Times estudava formas de proteger o seu conteúdo nas redes e avaliava processar a OpenAI por direitos autorais.

O processo de web crawler é feito pelas empresas de inteligência artificial sem permissão e não há uma legislação específica nos Estados Unidos.

O jornal também já divulgou que não participará de um grupo de mídia que buscava acordo com as grandes empresas de tecnologia para defender os interesses do jornalismo.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!