SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Impasse entre ministros do G20, fabricantes temem ficar sem repelente e outros destaques do mercado nesta sexta-feira (1º).
*O IMPASSE ENTRE MINISTROS DO G20*
A reunião de ministros do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, terminou sem um comunicado. O motivo: discordâncias sobre uma nota de rodapé que incluía entre os desafios globais a Guerra da Ucrânia.
O IMPASSE
- Os países do G7 queriam que o trecho se referisse à "guerra contra a Ucrânia" ("war on Ukraine", em inglês, língua em que o comunicado é publicado);
- Rússia e aliados defenderam usar "guerra na Ucrânia" ("war in Ukraine").
O CONSENSO
Foi divulgado um comunicado da presidência do G20, ocupada pelo Brasil.
? O documento fala na necessidade de implementar os dois pilares de um novo sistema global de impostos já defendido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento) ?uma taxação mínima de "receitas não físicas", como ativos digitais, e de multinacionais.
Um imposto global sobre super-ricos, que foi debatido durante o encontro e defendido por países como o Brasil e a França, não entrou no texto.
A taxação seria sobre 2% da renda de bilionários, conforme proposta detalhada pelo economista francês Gabriel Zucman, convidado pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda).
A proposta funcionaria como o estabelecimento de uma quantia mínima de tributação para super-ricos.
Ou seja, se o imposto de renda pago por um bilionário não alcançar o valor referente a 2% de sua fortuna, uma taxa complementar seria acrescentada.
**FABRICANTES TEMEM FICAR SEM REPELENTE**
Em meio à disparada de casos de dengue no Brasil, as fabricantes de repelente temem ficar sem estoque por falta de matéria-prima, cuja importação pode demorar entre 30 e 150 dias.
A preocupação é que o insumo acabe no período previsto para ser o auge da dengue no país, entre o fim de março e o começo de abril.
São três princípios ativos usados nos repelentes, todos vindos do exterior:
- Icaridina, um ativo de origem natural e de maior eficácia, que proporciona até 10 horas de proteção ?é o mais comum;
- deet (dietiltoluamida), o ativo mais antigo, de origem química e inflamável;
- IR 3535, ativo da multinacional Merck.
EM NÚMEROS
26,4% foi o aumento da venda de repelentes nas farmácias nos primeiros dois meses do ano (até o dia 23 de fevereiro), apontam dados da Linx, de software para o varejo.
45,5% foi a alta no faturamento nesse intervalo, com uma variação média de 15% nos preços.
15,78% foi a alta média de preços de repelentes verificada pelo Procon-SP entre dezembro e fevereiro, mas o avanço chega a 84,19% para um mesmo produto.
O QUE EXPLICA
O encarecimento do produto acompanha a alta na demanda, mas também os custos maiores com o transporte da matéria-prima importada (avião em vez de navio) e com o aumento dos turnos de trabalho nas fábricas.
A visão do setor é que os maiores fabricantes não estavam preparados para um aumento tão grande na demanda nesse período.
DENGUE NO BRASIL
O país já passou da marca de 1 milhão de casos da doença neste ano, com 214 mortes confirmadas.
? Com taxa de incidência de 501 casos por 100 mil habitantes, a situação do país já é considerada epidêmica segundo critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde).
**PARA ASSISTIR**
"BlackBerry" - no Prime Video
O filme que estreou nos cinemas brasileiros em outubro chega agora ao streaming para contar a história do smartphone que virou febre entre os executivos, dominou o mercado e hoje não vende um celular sequer.
A trama concentra-se na ascensão e queda da canadense Research in Motion, fabricante do celular.
Ela se desenvolve a partir da relação de Mike Lazaridis (Jay Baruchel), um dos fundadores e a cabeça por trás da tecnologia do smartphone, e Jim Balsillie (Glenn Howerton), o ex-executivo de um banco de investimentos que se torna co-CEO e tem o papel de ser a cara pública da companhia.
Os dois precisam um do outro: Lazaridis não sabe vender seu produto, enquanto Balsillie precisa do colega para convencer executivos de telefonia sobre a tecnologia que eles têm em mãos.
O filme mostra como a chegada do iPhone, em 2007, foi certamente um baque para a Research in Motion, mas que apenas isso não basta para explicar a derrocada da empresa.
**O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER**
MERCADO
Fala de Lula sobre Vale foi recebida como ameaça para tentar recuperar poder. Percepção é que recado foi dirigido a conselheiros independentes, que representam inclusive investidores estrangeiros.
MERCADO
Consórcio com gigante chinês vence leilão do trem SP-Campinas com proposta única. Grupo arrematou projeto com deságio de 0,01%; investimentos previstos são de R$ 14,2 bilhões.
PETROBRAS
Petrobras perde R$ 30 bilhões em valor de mercado com dúvidas sobre dividendos. Ações preferenciais caíram 5,16% na quarta-feira após presidente da estatal falar em cautela no pagamento de dividendos.
JUSTIÇA
Lei da Igualdade Salarial tem falhas e pode afetar reputação das empresas, dizem advogados. Companhias reclamam da falta de clareza; especialistas afirmam que legislação pode gerar efeito contrário ao pretendido.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!