A partir desta quarta-feira (17), os estudantes aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 já podem solicitar o certificado em Minas Gerais.
De acordo com a Agência Minas, o exame é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e destinado aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade indicada para cada nível de ensino.
Os candidatos que optaram por retirar os certificados na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) devem dirigir-se às Unidades Certificadoras. Para realizar a solicitação de certificação ou declaração de proficiência, é imprescindível que o candidato apresente os documentos originais e cópias da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço.
Além disso, é necessário que o interessado apresente o boletim de resultados do Inep, que pode ser impresso na página do participante do Encceja. Para visualizar as escolas da rede estadual autorizadas a emitir certificados aos aprovados, acesse o link.
Confira o passo a passo
Passo 1: Os participantes que realizaram o Encceja devem acessar a Página do Participante no site do Inep/MEC, utilizando seu CPF e senha. Ao acessar, devem consultar os resultados para verificar se atingiram a pontuação necessária para conclusão do ensino médio ou fundamental, ou para obtenção de declaração parcial de proficiência em alguma área de conhecimento.
Também é necessário preencher o Formulário de Solicitação de Certificado, disponível neste link. Para preenchimento digital do formulário (PDF editável), o candidato deve baixar o arquivo, abri-lo em qualquer leitor de PDF, inserir seus dados nos campos indicados e salvar o arquivo. Alternativamente, o candidato pode imprimir o formulário e preenchê-lo manualmente.
Passo 2: As solicitações presenciais devem ser realizadas em Unidades Certificadoras devidamente credenciadas pela SEE/MG. Isso está condicionado ao funcionamento presencial da secretaria escolar ou setor competente dessas unidades, seguindo as legislações aplicáveis.
As solicitações digitais devem ser encaminhadas pelo e-mail institucional da Unidade Certificadora escolhida, anexando os documentos exigidos, se a escola certificadora oferecer a modalidade digital.
Passo 3: A Unidade Certificadora selecionada irá analisar os documentos e os resultados do solicitante. Após a confirmação de todos os documentos necessários, a Unidade Certificadora vai emitir o Certificado de Conclusão. Esse certificado deve ser retirado pessoalmente.
Sobre o Encceja
O Encceja é uma iniciativa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A participação é voluntária e gratuita.
A aplicação das provas foi realizada em 27/8/2023, na edição nacional e nos dias 17 e 18/10 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).
Para requerer o certificado de ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade na data da prova. Já para certificação no ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!