• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    O foco é necessário para empreender

    Luiz Roberto Martins Luiz Roberto Martins 8/05/2019

    Caro leitor, uma série de ações se faz necessária para que se tenha sucesso em seus projetos. Dentre elas é imprescindível ter foco, pois, sem ele, não há negócio que dê certo. Diante de uma economia em crise, compreender o público-alvo é de suma importância. Inclusive a mudança no comportamento de consumo deve ser observada para que se tenha sucesso, portanto, a partir do momento que você definir seu público, procure entender o que ele quer e o que também almeja.

    Construa um produto principal, ou seja, algo que cria valor e resolva algum problema da sociedade, isso certamente será um diferencial. Pergunte a si mesmo o que quer alcançar com o seu negócio. Ter estratégias bem definidas é essencial para o sucesso, logo, fazer um planejamento com foco o ajudará neste processo. Uma dica é escrever suas ideias, colocá-las em prática e testá-las. Faça cursos, treinamentos e qualificações na área que pretende atuar, afinal, o conhecimento é algo que jamais poderá deixar de existir.

    Dentro de todo o processo é comum muitas pessoas perderem o foco. Isso ocorre devido ao fato de haver pessoas que possuem muitas ideias e têm vontade de realizar tudo de uma só vez, sem falar dos problemas pessoais que também interferem em toda dinâmica. Lembre-se sempre de manter uma comunicação ativa com seus colaboradores caso os tenha. Todos os envolvidos devem ter o mesmo objetivo.

    Diante das dificuldades que por ventura possam vir, não permita que elas sejam os motivos que o leva a perder o foco sobre seu negócio. Não se desespere, pois, perder a cabeça pode ser mesmo o princípio do fim. Cultive a paciência e não deixe de seguir seus objetivos. Trace novas metas e comemore cada objetivo alcançado, afinal, tal atitude o ajudará a manter sua mente mais motivada. É sempre importante lembrar que nossas ações precisam estar conectadas com aquilo que almejamos no futuro. Unir presente e futuro dá sentido às coisas.

    Fazer networking em eventos é sempre proveitoso, porém, todo o foco deve ser centrado nas pessoas que compartilham os mesmo interesses. Saiba o que falar sobre si mesmo, ou seja, desperte o interesse dos demais em relação a você, no entanto, não seja inconveniente em nenhum momento. Leve consigo uma quantidade suficiente dos cartões de visita, mas lembre-se sempre que eles não são panfletos para serem distribuídos em demasia.

    Um ingrediente fundamental dentro do empreendedorismo é ter paixão naquilo que faz, pois sem ela, você talvez desista no meio do caminho. Ter amor naquilo que executa ajuda manter a confiança, a motivação e o foco. Acredite no seu trabalho, pois se você mesmo não acreditar os outros também não acreditarão.

    Termino este artigo com uma frase de Steve Jobs: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.

    Luiz Roberto Martins de Oliveira é Graduado em Letras
    Especialização em Literatura
    Especialização em Gestão Educacional
    Professor e revisor de monografias, livros e artigos para revistas
    Fan Page

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opiniao dos autores nao necessariamente expressa a linha editorial e a visao do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.