Escrever é uma arte para todos

Luiz Roberto Martins Luiz Roberto Martins 9/07/2019

Sim, é isto mesmo! Escrever é uma arte, porém, engana-se muito quem acha que não possui competência para tal. Todos nós temos condições de escrever bem, e para isso, devemos entrar numa dinâmica que nos levará ao alcance deste objetivo.

A leitura é fundamental neste processo. Quanto mais nós lermos, mais conhecimentos dos fatos que acontecem na sociedade nós vamos adquirir. Nosso vocabulário fica cada vez mais enriquecido e as ideias surgem como num passe de mágica. A escrita torna-se mais clara, pois não haverá repetição de palavras e o texto não apresentará ideias repetidas. Quero salientar, contudo, que leitura é um processo que deverá ser feito com prazer. Escolha sempre um tema que você conheça ou tenha domínio sobre ele, afinal, nada mais enfadonho e chato quando lemos artigos onde não há clareza nas informações.

Infelizmente, não somos um país de leitores. Pesquisas apontam que no Brasil, a última análise de comportamento de leitura foi aplicada em 2015 pelo Ibope Inteligência sob encomenda do Instituto Pró-Livro e o resultado mostra que apenas 56% possui este hábito.

Vivemos em uma "era digital" e muitos conteúdos e informações são disponibilizados através de vídeos. Vale ressaltar que vídeos são muito úteis, entretanto, a oralidade é uma das formas da variação linguística marcada pela linguagem coloquial (informal) e que não pode ser considerada errada, pois os falantes da língua a utiliza dentro de variados contextos. Já a linguagem escrita está associada à linguagem culta (ou formal) na qual deverão ser adotadas as normas gramaticais, portanto, a leitura trará ganhos e competência para escrever bem. A escrita é uma representação da fala que exige algumas regras próprias, como por exemplo, os sinais de pontuação. Ao escrevermos, não devemos reproduzir as falas e os modos que usamos na comunicação oral, isso empobrece o texto. Portanto, a leitura é o canal que nos levará ao aperfeiçoamento para redigir.

Faço aqui uma sugestão: leiam artigos e textos que abordem temas de sua preferência como futebol, moda, cinema, gastronomia e outros.  Anote as ideias principais sobre o assunto lido, isso é uma maneira de capacitá-lo (a) a escrever com mais assertividade. Faça bom uso de dicionários e busque sempre um local tranquilo, afinal, é necessário concentração. Libere suas emoções e viaje sempre neste mundo maravilhoso das palavras.

ACESSA.com - Escrever ? uma arte para todos