Mente e corpo estão interligados

Luiz Roberto Martins Luiz Roberto Martins 8/08/2019

Caros leitores! Hoje irei falar sobre a mente e sua influência em nossa saúde. Muitas doenças que adquirimos são advindas de depressão mental, desgosto, ansiedade, momentos de descontentamentos, remorso, culpa e outros sentimentos que consomem nossas forças vitais. Todos os sistemas do nosso organismo estão interligados. Por isso, a saúde deve ser tratada como um todo. Os maiores atributos da raça humana estão no fato de podermos formular os pensamentos, termos consciência das coisas, termos lucidez juntamente com a capacidade de escolhermos o que queremos para nós. Nossa mente pode ser comparada ao maior e sofisticado computador, e o melhor de tudo isso, é que está totalmente disponível para nós.

Nós comandamos nossa mente pelo nosso livre arbítrio. Aquilo que pensamos de nós mesmos e sobre a vida é o que determina toda realidade que está à nossa volta. Por exemplo, quando a pessoa nutre ideias de inferioridade cria-se um cenário negativo onde ela passa a ser a protagonista da história. Todo ser humano deseja alcançar seus objetivos, contudo, sentir somente o desejo não é suficiente. O sucesso vem do sentir-se no direito de usufruir de todo bem estar causado pelo fato de ser bem-sucedido.

Não basta apenas desejar, por exemplo, uma aprovação no vestibular ou concurso público, é necessário preparar para isso e também sentir-se merecedor desta conquista. A força do pensamento atua tanto no ambiente à nossa volta como também em nossas funções biológicas. É interessante lembrar que quando acreditamos que podemos encontrar na linha do horizonte tudo aquilo que planejamos, a perseverança acontece. É nossa mente que nos ajuda a trilhar e continuar dentro do processo de conquista.

O primeiro passo para que algo se torne real é a criação mental. Exerça o autoconhecimento, a autoestima e a inteligência emocional. Leia artigos sobre esses temas. Quer potencializar sua mente? Faça o seguinte: seja positivo, faça exercícios, seja grato a tudo, pois a gratidão transforma a nós mesmos e a todos que estão ao nosso redor. Mantenha o foco e procure dormir bem, substitua as palavras negativas por aquelas positivas e empoderadoras. As palavras tem poder e isso é fato.

Quando conseguimos equilibrar nossa mente, as preocupações advindas da ansiedade são solucionadas. O fato de termos autocontrole nos inspira a termos atitudes mais otimistas com proatividade e determinação que nos ajuda a alcançarmos os objetivos tão sonhados. Quando o corpo e a mente trabalham em harmonia, a vida se torna mais leve. Quando nossa mente está ocupada demasiadamente com o trabalho e as obrigações pessoais é possível desenvolvermos problemas comportamentais e também mentais, por isso, o interessante também é reservar tempo para o lazer, pois o cérebro precisa de uma pausa para relaxar e recuperar as energias. Que possamos ter atitudes  sábias em relação à nossa mente e ao nosso corpo.

ACESSA.com - Mente e corpo est?o interligados