A motiva??o em uma empresa O trabalhador precisa mais do que um bom sal?rio para ter motiva??o

Thiago Werneck
*Colabora??o
16/05/2007

Bom dia, por favor, obrigado, parab?ns... Palavras simples e que podem mudar os resultados de uma empresa e o desempenho dos funcion?rios. O reconhecimento e o conforto de um funcion?rio dentro da empresa podem ser conquistados com simples palavras de educa??o que pode at? mesmo valer mais do que um aumento de sal?rio.

Os apressados j? pensam: mas n?o existe melhor fator motivante do que ganhar mais. O problema ? que esse motivador traz uma solu??o a curto prazo. Porque n?o h? meios de dar aumento todo m?s e a verdadeira motiva??o ? aquela que se conquista no dia-a-dia. O que pode acontecer ? que o motivado pelo aumento talvez se senta assim novamente somente se seu sal?rio aumentar mais uma vez.

O gerente de Recursos Humanos de uma empresa de Minera??o e Constru??o, Kiko Schlinz, explica (foto abaixo) que os funcion?rios querem ? dignidade. "J? vi pessoas trocando de empresas, aceitando ganhar 30% menos dinheiro, por saber que vai ter mais reconhecimento. Uma motiva??o eficaz s? acontece quando desde o presidente da institui??o at? o faxineiro se cumprimentam e trocam pelo menos um bom dia entre si", destaca.

Kiko Schlinz A empresa onde Kiko trabalha foi eleita por uma renomada revista de economia, uma das melhores para se trabalhar em todo o pa?s, em pesquisa com os pr?prios funcion?rios. "Sem d?vida esse ? um belo reconhecimento de nosso trabalho. Pagamos os melhores sal?rios, damos benef?cios e reconhecimento. E o essencial ? que todos sabem que s?o importantes dentro da empresa", conta.

O m?todo utilizado para todos se sentirem bem ? um trabalho feito com l?deres de cada setor. Cada uma dessas lideran?as sempre d? os parab?ns por um bom trabalho, pede por favor, cumprimenta todos funcion?rios. Kiko destaca que essa boa conviv?ncia faz a pessoa se sentir bem dentro do ambiente de trabalho. "O trabalhador sente dignidade e veste a camisa da empresa. Ele valoriza seu trabalho, tem retorno e por isso rende muito mais. ? um ciclo vicioso de boa produtividade", relata.

Vitor Gama Em todo esse processo a palavra fundamental ? o respeito. "H? tr?s anos come?amos um trabalho para levantar a moral de nossos funcion?rios. Sempre tratando todos da melhor forma poss?vel para nos enquadrarmos no patamar das melhores empresas do Brasil. Com o objetivo conquistado, hoje, a cada dia, novas pr?ticas de recursos humanos s?o colocados em pr?tica para motivar nossos funcion?rios. ? algo que n?o pode parar nunca", enaltece Kiko.

A identifica??o com a empresa tamb?m ? fator importante. Como destaca Vitor Gama (foto ao lado), do departamento de gest?o de pessoas de uma empresa j?nior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de consultoria, a pessoa tem que se adaptar a cultura de onde vai trabalhar. "? preciso ter o perfil da institui??o, gostando do que faz, ter empatia com o chefe para que isso gere motiva??o e renda um bom trabalho", destaca.

O funcion?rio deve buscar motiva??o

N?o basta a empresa oferecer todos esses fatores motivacionais se o funcion?rio n?o der uma resposta positiva. Segundo Vitor, o ideal ? o trabalhador tra?ar metas e se movimentar, ter iniciativa correndo atr?s de seus objetivos. "Ele deve sempre tentar se aprimorar e buscar cursos de aperfei?oamento", avalia.

A psic?loga Alexandra A psic?loga Alexandra N?brega (foto ao lado), concorda e acredita que o caminho para que isso aconte?a ? a pessoa fazer o que gosta. "N?o adianta trabalhar apenas por dinheiro, deve ter amor na profiss?o para que voc? encontre a motiva??o. Voc? tem que fazer bem seu servi?o, d? o melhor de si, ter prazer no que faz", explica.

Para ela, as empresas devem oferecer mais benef?cio e buscar trabalhadores que se encaixem no perfil da institui??o. "Tem que haver um trabalho desse por que um funcion?rio motivado ? essencial para o desempenho de qualquer grande firma", destaca a psic?loga.

Para Vitor falta profissionalismo da maioria das empresas. Segundo o membro da empresa j?nior, muitas delas deveriam estar mais preparadas. "Na maioria das vezes, o que atrapalha na motiva??o s?o as rela?es interpessoais em uma empresa. ? dif?cil um chefe reconhecer o trabalho de seu funcion?rio. As empresas t?m que trabalhar suas lideran?as. Hoje ? fundamental que o chefe reconhe?a e seja educado com todos seus funcion?rios", analisa.

O exemplo da motiva??o no esporte

Uma equipe de esporte coletivo profissional, um atleta de alto rendimento n?o consegue seus melhores resultados e destaque no cen?rio nacional sem motiva??o. O mesmo acontece com as empresas. "Assim como no lado esportivo, o Recursos Humanos tem que descobrir qual ? a forma de motivar a pessoa. Tentar detectar a motiva??o de cada funcion?rio. Estrat?gias e situa?es que motivem devem ser criadas", destaca o mestre em motiva??o esportiva, Israel Toledo da Costa.

Assim como nas grandes empresas um l?der ? indispens?vel. Israel destaca que essa figura ? que d? ao funcion?rio ou atleta o reconhecimento direto do qual ele precisa. "Essa pessoa deve observar o desempenho e dar valor as coisas boas e saber criticar. Tem que haver uma cobran?a, mas ela deve ser cuidadosa para n?o colocar a pessoa estressada ou sob press?o", destaca Israel.

A dica ? realmente apostar no perfil de cada funcion?rio sempre trabalhando aspectos motivacionais que condizem com sua personalidade. Israel destaca que todo esse trabalho ? essencial para o bom rendimento da equipe. "A empresa tem que trabalhar o interesse pessoal, a promo??o, m?todo de conquistas, desafios dependendo do ramo em que atua. Por outro lado, deve valorizar esse profissional com bons sal?rios, gratifica?es e promovendo o reconhecimento daqueles que se destacarem", completa.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF