O ponta p? inicial para uma carreira de sucesso Guarda Mirim oferece primeiro emprego para adolescentes
e os prepara para o mercado de trabalho

Thiago Werneck
*Colabora??o
04/07/2007

Gerente de uma empresa e com dois cursos de p?s-gradua??o no curr?culo, Armando Tadeu Lino (foto abaixo) alcan?ou sucesso na carreira gra?as a Guarda Mirim, que lhe rendeu o primeiro emprego. E, assim como no caso dele, essa ? uma profiss?o que surge como forma de dar o passo inicial da carreira.

Armando, gerente de uma empresa de Tr?s Rios, considera que s? teve ?xito na vida profissional pelo seu come?o na Guarda Mirim. "Foi como mirim que iniciei e deslanchei na minha carreira. Meu primeiro emprego e um curso de datilografia me abriram muitas portas. Com for?a de vontade e trabalho conquistei minha posi??o atual", destaca Armando.

Para ele, as palavras chaves para um bom mirim s?o organiza??o, disciplina, responsabilidade e educa??o. "Isso ? um pouco do que aprendi na Associa??o de Prote??o ao Guarda Mirim. O jovem tem que ter orgulho de ser mirim, tem que dar valor a esse cargo e oportunidade. Mais empresas t?m que fazer a parceria e contratar esses jovens", avalia Armando.

Associa??o

Em Juiz de Fora, os mirins recebem a ajuda, cursos e palestras da Associa??o de Prote??o ao Guarda Mirim. A entidade, h? 40 anos, d? oportunidade aos jovens entre 14 e 17 anos de conquistarem um emprego. Hoje, s?o aproximadamente 300 jovens da cidade inscritos no projeto. Por volta de 170 est?o trabalhando e os outros aguardam serem chamados para entrevistas.

Armando ex-guarda mirim Todos eles acompanham cursos de inform?tica do Sesc nas sexta-feiras e depois v?o para associa??o acompanhar palestras. O atual presidente da Institui??o, S?lvio Vieira de Gr?zia (foto abaixo), destaca que esse trabalho ? essencial para os mirins. "N?s tratamos de assuntos como uso de drogas, doen?as sexualmente transmiss?veis e v?rios outros temas. Mostramos como eles devem se portar quando profissionais de uma empresa", destaca.

A maioria deles est? empregada em redes de supermercados da cidade. Segundo, S?lvio, cerca de 30% dos mirins s?o contratados pelas empresas. "N?s queremos aumentar esse n?mero", avalia. A Associa??o tem oferecido o servi?o de mirins para as empresas e com isso aumentou o n?mero de contrata??o de mirins em mais de 40%. O objetivo ? dobrar a quantidade de mirins empregados at? o final do ano.

Foto do S?lvio presidente da Associa??o Normalmente, as empresas ligam para Associa??o para pedir o servi?o de um mirim. "A gente manda tr?s deles para fazerem entrevista. J? aconteceram casos deles irem t?o bem que a empresa contratou todos. Outras vezes nenhum se enquadrou no perfil desejado pelo empres?rio. Mas o normal ? que sempre um deles seja escolhido", conta S?lvio.

Cada mirim pode ficar, no m?ximo, dois anos em uma empresa. No final do prazo, se ainda tiver idade, ele pode continuar na Associa??o, mas tem que mudar de trabalho. "O ideal ? nos procurarem quando eles tiverem entre 13 e 15 anos. Depois dos 17 nenhum contrato pode ser feito ou renovado. E mesmo menor de 14 anos, eles j? podem fazer as atividades e ficar na lista de espera pelo trabalho", explica S?lvio.

O Guarda Mirim

A maioria dos mirins fazem servi?os de boy, como entregas, pagando contas, resolvendo problemas no banco e auxiliando na parte administrativa. Quando entram na Associa??o fazem uma entrevista com a psic?loga que define o perfil de cada um. A empresa interessada passa um perfil desejado e assim os eles s?o indicados para entrevista.

Esse ? o caso do mirim Guilherme Oliveira (foto abaixo). Ele conta que estudava a noite e que j? estava na sua hora de arrumar um emprego. "Eu estava s? estudando e por isso com muito tempo ocioso. Fiz a prova de sele??o, esperei uns cinco meses e depois fui contratado", revela.

Omirim Guilherme Esse ? o ?ltimo ano dele como mirim. Guilherme vive a expectativa de ser contratado pela empresa."Quero permanecer aqui. Est? sendo uma ?tima experi?ncia", observa. O trabalho como mirim termina, porque a Associa??o n?o renova o contrato dos que j? tem mais de 17 anos. Eles s? podem permanecer na empresa se forem contratados.

Para ser mirim, ? preciso ter entre 14 e 17 anos incompletos e estar estudando. O adolescente precisa comparecer na Associa??o acompanhado pelo respons?vel, com o documento de identidade, CPF e carteira de trabalho. Depois de passar pela entrevista, o mirim j? participa dos cursos e palestras e aguarda ser chamado para alguma empresa.

Eles trabalham 30 horas por semana e t?m todos os direitos trabalhistas garantidos por lei. Carteira de trabalho assinada e f?rias s?o alguns dos benef?cios garantidos para os mirins. A vantagem para empresa ? que os encargos s?o mais baratos do que os de um outro funcion?rio.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF