Elizabeth Soares Elizabeth Soares 10/09/07

Chegou a vez dos profissionais globalizados
Voc? est? pronto para ser um trabalhador 3.0?

A palavra globaliza??o vinha sendo utilizada para se referir aos pa?ses, ?s empresas ou produtos, entretanto, segundo explica?es do rep?rter ingl?s Simon Kuper, chegou o momento dos profissionais se globalizarem tamb?m. Para ele, nesta corrida pela globaliza??o, muitos ser?o atropelados e deixados para tr?s. Ser?o poucos os trabalhadores que passar?o por esta transforma??o.

O fato ? que, segundo opini?o de peso como a do colunista do The New York Times Thomas Friedman, a maior parte do dinheiro de nossas carreiras vir? justamente dos denominados trabalhos globais.

Mulher jovem em frente a um computador J? estamos vivendo na globaliza??o 3.0 onde os indiv?duos ? que se destacam deixando para tr?s a globaliza??o 2.0 na qual empresas precisaram se multinacionalizar para vender seus produtos em novos mercados.

Os profissionais que desejam fazer parte do grupo dos globalizados devem possuir dois recursos fundamentais: computador com internet e saber ingl?s. Parece simples? Nem tanto. Mais de 90% da popula??o do planeta, n?o apresenta esses dois requisitos ao mesmo tempo.

No Brasil, numa popula??o de 189 milh?es de pessoas, cerca de 30 milh?es t?m acesso ? internet. No mundo todo, estima-se que apenas 14% da popula??o acima de 15 anos acesse a rede. Se voc? ? um privilegiado por estar entre este percentual, lembre-se de que, por si s?, este requisito n?o lhe garante uma vaga no mercado globalizado. A pergunta ?: voc? se comunica bem em ingl?s? Isto porque, no mercado global, quando um chin?s se comunica com um franc?s, a l?ngua escolhida ? o ingl?s.

De acordo com dados apresentados pela revista The Economist, apenas cerca de 25% da popula??o mundial "arranha" o ingl?s. Por hora, quem n?o sabe falar ingl?s est? fora deste jogo.

Neste novo mundo globalizado, n?o s?o apenas os pa?ses ou empresas que ganham e perdem. Cada vez mais, n?s indiv?duos, estaremos competindo com trabalhadores de diversas partes do mundo no mesmo mercado e ao mesmo tempo. Novas profiss?es est?o aparecendo e outras tantas tentem a perder espa?o ou mesmo se extinguirem.

A globaliza??o 3.0, segundo especialistas, est? ocorrendo numa velocidade jamais vista. Pare e reflita sobre os impactos que tudo isto ter? sobre a sua carreira profissional e das pessoas com as quais convive. Converse mais sobre este assunto. Pesquise, leia. Fingir que nada disso lhe afetar? ou mesmo acreditar que estas coisas n?o fazem sentido para voc? ? um perda de tempo. Monitore-se. Escolha sempre o caminho pelo qual deseja seguir. Afinal, quem se prepara, pode fazer a diferen?a.

Leia tamb?m:

* Revista Super Interessante - ago/2007
* O Mundo ? Plano- Thomas Friedman, Objetiva, 2006

Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com