Elizabeth Soares Elizabeth Soares 10/12/2007

Sucesso profissional: prepare-se para chegar lá!

foto de uma pessoa escrevendo em um caderno Se você é do tipo de pessoa que sonha em construir uma carreira de sucesso através de seus conhecimentos e de suas atitudes, é bastante provável que esteja agindo como tantos outros profissionais: trabalhando muito, lendo muita coisa e muito rápido, experimentando novas tecnologias na tentativa de fazer seu dia render mais e, ao fim de cada jornada, fica com aquela sensação de cansaço e estresse!

Talvez, isto esteja acontecendo, porque você chegou à conclusão de que o sucesso acontece para os que se dedicam muito e ultrapassam seus próprios limites. As pessoas que têm jornadas de trabalho superiores a 10 ou 12 horas diárias são as que encaram o mercado de trabalho com toda a sua força e resistência física para conquistarem um lugar de destaque e uma recompensa financeira que justifique tamanho empenho.

As perguntas que eu faria a você que vem agindo desta forma por anos consecutivos são: Até quando você pretende manter este ritmo? Até quando seu corpo agüentará? Até quando sua família irá esperar por você?

Seu planejamento de carreira precisa começar por você como pessoa. Antecipe-se a uma pane total muito previsível para acontecer na vida de profissionais que negligenciam a si mesmos: alimentam-se mal, dormem pouco, acumulam sobrepeso, perdem os compromissos familiares, abandonam o dentista, o médico e as academias de ginástica!

Se você deseja construir uma carreira sustentável, isto é, capaz de se adaptar a estes tempos de incerteza que estamos vivendo, é preciso estar disposto a compreender que não basta investir toda a sua energia e o seu tempo somente na capacitação técnica e na aquisição de experiência. Preste mais atenção ao chamado desenvolvimento humano através do qual você pode se tornar uma pessoa mais equilibrada para enfrentar os altos e baixos da vida.

Proponha-se a pesquisar, entender e praticar o seu desenvolvimento como pessoa. Tenha como meta descobrir outros caminhos que o levem ao sucesso e lhe tragam uma espécie de energia realizadora. Que tal desafiar-se a ser mais do que você já é?! Dê o primeiro passo antes que a vida faça isto por você. A escolha é sua!

Leia também:
  • Livro: Conversa de Elevador - Uma fórmula de Sucesso para sua carreira
    Autor: Silvio Celestino - Editora: Sedna. 2007

Elizabeth Soares
é psicóloga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de Carreira) você quer ler nesta seção? A psicóloga Elizabeth Soares aguarda suas sugestões no e-mail educacao_carreira@acessa.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.